Arquivos de Cortiças

ELEVADA ADESÃO NAS GREVES POR TURNOS no sector corticeiro

IMG-20230712-WA0014 IMG-20230712-WA0017 IMG-20230712-WA0019 IMG-20230712-WA0012

Iniciaram-se hoje as greves pelos aumentos dignos dos salários dos trabalhadores corticeiros.
No turno da manhã as adesões foram superiores a 90%, com produção parada e concentrações à porta das fábricas AMORIM CORK FLOORING e SOCORI.

A Direcção Nacional FEVICCOM

12/07/2023

TRABALHADORES CORTICEIROS AVANÇAM PARA A GREVE ENTRE 12 E 15 DE JULHO PELO AUMENTO DIGNO DOS SALÁRIOS

WhatsApp Image 2023-07-10 at 20.01.44

Em 2022, a facturação do sector da cortiça em Portugal ultrapassou os dois mil milhões de euros.

A Corticeira Amorim somou lucros de mais de 98 milhões de euros em 2022 e no primeiro trimestre de 2023 já acumulou lucros líquidos de quase 24 milhões de euros. Ou seja, cerca de 8 milhões de lucros líquidos por mês! Com tanta riqueza criada, teimam em não querer aumentar devidamente os salários, num sector em que a maioria dos trabalhadores tem um salário base mensal de apenas 868 euros!

Entretanto, o custo de vida não pára de aumentar! A inflação no final de 2022 rondava os 8% sem incluir os custos com a habitação que continuam a disparar, enquanto os preços dos alimentos subiram18,5% entre Fevereiro de 2022 e Fevereiro de 2023 (dados do INE).

Neste quadro, a proposta patronal de 58€ para os salários e 50 cêntimos/dia para o subsídio de refeição, é uma desconsideração para os trabalhadores e representa uma perda real do seu poder de compra!

Por isso, os trabalhadores corticeiros, em conjunto com o seu Sindicato, decidiram demonstrar o seu desagrado e a sua exigência de maiores aumentos salariais, através da greve, por turnos, entre os dias 12 e 15 de Julho, nas seguintes empresas:

-        AMORIM SUBERTECH, SA: 12 de Julho – 10h/12h; 16h/18h e das 22h/24h

-        AMORIM CORK FLOORING, SA: 12 de Julho – 10h/12h; 16h/18h; 22h/24h

-        GRANORTE – REVESTIMENTOS DE CORTIÇA, LDA.: 12, 13 e 14 de Julho –                           10h30/12h; 14h/15h30

-        SOCORI – SOCIEDADE DE CORTIÇAS DE RIOMEÃO, SA: 12 de Julho – 10h/12h e                 17h/19h e 13 de Julho: 00h00/2h30

-        AMORIM CHAMPCORK, SA: 13 de Julho: 14h/16h e 14 de Julho: 04h/06h

-        AMORIM CORK, SA: 13 de Julho: 05h/08h; 13h/17h e 21h/24h

-        AMORIM CORK COMPOSITES, SA: 14 de Julho: 9h/11h e 16h/18h e 15 de Julho:                   04h/06h.

A próxima reunião de negociações realiza-se no dia 14 de Julho, na sede da associação patronal (APCOR), em Santa Maria de Lamas, exigindo-se que a voz e a razão dos trabalhadores seja ouvida e considerada, pois há riqueza bastante no sector para a distribuir condignamente por quem a produz!

A Direcção Nacional da FEVICCOM

10/07/2023

GRANDE ADESÃO À GREVE NA AMORIM FLORESTAL

20220601_075858 (2) 285587498_5561762903835107_5239258420005183435_n

Os trabalhadores da Amorim Florestal, em Ponte de Sor aderiram massivamente à greve de hoje, pelo aumento dos salários e pela exigência de diuturnidades para todos.
Ao piquete de greve, com cerca de uma centena de trabalhadores, juntaram-se também os trabalhadores da Unidade de Salteiros.
A greve continua até às 24h00 deste dia 1 de Junho.

GREVE DOS TRABALHADORES DA AMORIM FLORESTAL – 1 Junho 2022

Corticeiros_greve_2  Corticeiros_greve_3

Respondendo ao apelo da FEVICCOM, para que os trabalhadores corticeiros fizessem ouvir a sua voz de descontentamento face à insuficiente proposta negocial patronal, para o aumento dos salários, os trabalhadores da Amorim Florestal – Unidade de Ponte de Sor decidiram, em plenário geral, avançar para a greve no próximo dia 1 de Junho, data que coincide com mais uma ronda negocial em Santa Maria de Lamas.