Greve na Super Bock – Nota de Imprensa

Os Trabalhadores da Super Bock Bebidas estarão em greve nos próximos dias 8 e 9 de junho, à qual se somará a já duradoura greve ao trabalho suplementar, no feriado, dia 10, e levarão a cabo uma ação de protesto e denúncia, durante a manhã do dia 8, em frente à fábrica, e sede da empresa, em Leça do Balio.

IMG_20201210_082459 (2)

Em resposta às propostas sindicais de negociação da contratação coletiva e aumentos salariais, a administração da super bock apresentou “zeros”, afirmando não estar disponível para negociar aumentos salariais nem quaisquer outras alterações que melhorem os rendimentos dos Trabalhadores, apesar de ter distribuído mais de 40 milhoes de euros em dividendos pelos seus dois acionistas.

Antes disso, a Super Bock havia já denunciado o acordo de laboração contínua, ainda que continue a necessitar desse recurso, impondo de seguida a sua retoma por menos salário, coisa que os Trabalhadores não aceitaram e se mantêm, por isso, a trabalhar apenas as 39 horas semanais estipuladas na sua contratação coletiva.

Desde então, a Super Bock tem levado a cabo inúmeras tentativas de divisão dos Trabalhadores, com propostas pontuais e em determinados setores. Não o tendo conseguido, a Administração tem desferido ataques à Comissão de Trabalhadores, na tentativa de a descredibilizar, e na esperança de virar trabalhadores contra Trabalhadores. Em inúmeras intervenções, a empresa tem apelidado os órgãos de representação dos Trabalhadores de radicais, mas, na verdade, o único radicalismo a que se assistiu neste processo foi a indecorosa proposta de aumento “zero” que a Administração apresentou, logo depois de encher os bolsos dos acionistas com milhões.

No plenário de 28 de maio, os Trabalhadores decidiram agendar a greve para os dias 8 e 9 de maio, dando tempo suficiente à empresa para a evitar, o que até hoje não aconteceu.

É de salientar que, durante as greves ao trabalho suplementar, os piquetes de greve têm identificado inúmeras violações à lei da greve que serão, obviamente, denunciadas. Desde a substituição de trabalhadores em greve por Trabalhadores com contrato de trabalho temporário, completamente fora do âmbito do motivo justificativo desses contratos, até à transferência pontual, e a preceito, de posto de trabalho dos trabalhadores escalados para o fim de semana, passando pelo envio semanal de dezenas de cisternas de cerveja para enchimento na concorrência.

O SINTAB patrocinará a ação de denúncia e protesto, no dia 8 de junho, durante toda a manhã, promovendo um mega piquete de greve seguido de conferência de imprensa dada pelos Sindicatos e pela Comissão de Trabalhadores.

A ação decorrerá na sede da Super Bock, Via Norte, Leça do Balio – Matosinhos, a partir das 8:00h e prevê-se que se prolongue durante toda a manhã.

Vimos, desta forma, convidá-los a dar notícia da greve dos Trabalhadores da Super Bock bem como a acompanhar a ação de protesto e denúncia durante a manhã do dia 8 de junho.

Sem mais,

A Direção do SINTAB