Reação da Varandas de Sousa à Greve – NOTA DE IMPRENSA

A “VARANDAS DE SOUSA” (ex SOUSACAMP) está a recrutar trabalhadores externos, por intermédio de angariadores de mão de obra, para fazer face à greve decretada pelos Trabalhadores para amanhã, 16 de fevereiro.

WhatsApp Image 2022-08-12 at 00.27.46 (1)

Começa hoje à meia-noite o período de 24 horas de greve decretado pelos trabalhadores das três unidades (Paredes, Vila Real e Vila Flôr) nos plenários realizados há 1 mês.

Desde então, a administração não fez nenhum esforço de conciliação para evitar a greve e apenas emitiu resposta escrita ao SINTAB, negando todos os pontos de denúncia, ainda que eles tenham saído dos próprios Trabalhadores e esta postura da empresa constitua uma negação da realidade, desrespeitando os seus próprios Trabalhadores.

A postura desta administração, desde que a empresa foi adquirida pela CORE CAPITAL e pela SUGAL, tem sido unicamente no sentido de tentar atacar a organização dos Trabalhadores, ainda que ela esteja a aumentar, por via da confluência da cada vez maior sindicalização no SINTAB.

Para a greve de amanhã, são inúmeras as ofertas de trabalho colocadas nas redes sociais, por angariadores de mão de obra, tanto para o feriado de hoje como para o dia de amanhã, representando uma clara violação do direito à greve.

Note-se que, tal como havíamos denunciado, a empresa solicita mão de obra externa, paga a valores muito superiores, sem que tenha solicitado disponibilidade para prestação de trabalho suplementar aos seus próprios trabalhadores, mantendo a discriminação que identificámos anteriormente.

Em algumas unidades, trabalhadores estrangeiros estão já a ser contactados pelas chefias para alterar o horário de trabalho no dia da greve, de modo que passem despercebidos ao piquete de greve e à inspeção da ACT que o SINTAB requereu.

Lembramos que, perante a lei, os trabalhadores em greve não podem ser substituídos por outros que tenham sido contratados após a emissão do pré-aviso, nem por qualquer trabalhador em regime de horas extras.

Os Trabalhadores concentrar-se-ão amanhã à porta das unidades de produção da Varandas de Sousa, na Zona industrial de Constantim – Vila Real (conferência de imprensa às 10:00h); e na estrada nacional 214 em Benlhevai – Vila Flôr (conferência de imprensa às 12:00h).

ler em pdf        ver pré-aviso de greve