Vigilia/Concentração – 20 de Dezembro 2013

Nota à Imprensa

Dia de Indignação Protesto e Luta em Aveiro

A União dos Sindicatos de Aveiro/CGTP-IN, integrada na semana de luta de 16 a 20 de Dezembro, realizou no dia 20 de Dezembro uma Vigília na Praça Joaquim Melo Freitas. Cerca de 200 trabalhadores e população demonstraram a sua indignação às políticas do governo, do PSD/Passos Coelho e CDS/Paulo Portas, que agrava o empobrecimento e a exploração dos trabalhadores, do povo e do país.

Adelino Nunes, Coordenador da União dos Sindicatos de Aveiro, na intervenção que produziu afirmou: “Estamos confrontados com um Governo que ao mesmo tempo que está a desgraçar o país, a infernizar a vida dos trabalhadores e a lançar as famílias na miséria está a favor dos obesos interesses do capital industrial e financeiro.”

“A natureza de classe do Governo, impele-o a desferir ataques ainda mais fortes à classe operária e aos trabalhadores, intensificando também as medidas de empobrecimento das famílias”.

“As famílias portuguesas vão passar um dos natais mais sofridos das últimas décadas. Este Natal vai ser mais frio, mais pobre e mais triste para a maioria dos que vivem e trabalham em Portugal”.

“E mais desigual porque os filhos e as famílias dos donos dos grandes grupos económicos e financeiros (os Amorim, os Belmiros, os Soares dos Santos, os Violas, os Melos, os Ulrich, os Salgados entre outros) vão ter um óptimo Natal, com prendas milionárias e viagens fantásticas, à custa da enorme exploração dos trabalhadores e da espoliação do erário público. Têm aproveitado a crise para arrecadarem milhões e milhões de euros de lucros”.

Continuou dizendo “que a “Crise” não é para todos! Enquanto a maioria do povo sofre, existe uma minoria que aumentou as suas fortunas. Tendo referido alguns exemplos, nomeadamente”:

Do Américo Amorim, Presidente do grupo Amorim, duplicou a sua fortuna num só ano, para mais de 4,5 mil milhões de euros;

De Alexandre Soares dos Santos, homem-forte da Jerónimo Martins, aumentou a sua fortuna para mais de 2,1 mil milhões de euros;

Da família Guimarães de Mello, dona do grupo José de Mello, viu a fortuna crescer para mais de 1,6 mil milhões de euros;

De Belmiro de Azevedo, dono da Sonae, duplicou a sua fortuna, agora avaliada em mais de 1,2 mil milhões de euros;

As 25 maiores fortunas de Portugal somam 16,7 mil milhões de euros, o que corresponde a 10% do PIB.

Concluindo disse “Basta de exploração e empobrecimento é urgente acabar com a política de direita, romper com o programa de agressão, exigir a demissão do governo e a realização de eleições antecipadas por uma política de Esquerda e Soberana”.

De seguida foi aprovada uma resolução em que os participantes na Vigília exigem ao Presidente da República que vete o Orçamento de Estado para 2014; que demita o Governo e convoque eleições antecipadas e assumiram o compromisso de participar e mobilizar para as lutas que venham a ser convocadas pela CGTP-IN.

No final da acção, foram colocadas as “prendas” em locais emblemáticos da cidade.