Está nas nossas mãos defender a escola pública

Contra o encerramento das escolasO Governo avança largamente no sentido da destruição da escola pública, na sua privatização e na elitização do ensino de qualidade. Situação que fica marcada pelos cortes orçamentais que degradam o normal funcionamento das escolas, pelo encerramento de escolas do 1º ciclo do ensino básico, no nosso distrito, que vai acentuar a desertificação dos nossos concelhos.

Confirmam-se os alertas feitos pela USDE/CGTP-IN, também no distrito de Évora, sendo que o ano letivo se iniciou sem que estivessem colocados todos os professores, existindo no entanto, professores do quadro sem horário, correndo o risco de ir para o desemprego. A maioria das escolas também não tem os auxiliares de educação de que necessita, as turmas contam com o número de alunos acima da lei e até com mais de dois alunos com necessidades educativas especiais por sala de aula.

A resposta dos trabalhadores tem sido decisiva para defender direitos individuais e colectivos, e a política de alianças com a população determinante para obstaculizar intentos do Governo no que se relaciona com importantes áreas das funções sociais do Estado, como o S.N.Saúde, a Escola Pública e a Segurança Social pública, universal e solidária.

Está nas nossas mãos ter uma escola pública gratuita, de qualidade e para todos, neste sentidos a USDE/CGTP-IN apela a todos os trabalhadores do sector educativo, bem como os todos os trabalhadores e a população, para que participem na acção de luta promovida pela FENPROF, no dia Mundial dos Professores, dia 5 de Outubro14h30, no Rossio em Lisboa.

Neste quadro, o fim da política de direita e a demissão do governo PSD/CDS constitui um imperativo nacional de todos quanto lutam por uma política de esquerda e soberana, num Portugal democrático, desenvolvido solidário e soberano.

Comentários encerrados