PRECARIEDADE HÁ MAIS DE 8 ANOS NA AIS EM MONTEMOR-O-NOVO

AISA AIS (Ais Automotive Interior Systems Portugal, Lda.) em Montemor-o-Novo, empresa do sector automóvel, tem mais de 50% dos seus trabalhadores contratados através de empresas de trabalho temporário. Esta é uma situação ilegal, injusta e imoral que exige a conversão  imediata para contratos permanentes de todos os trabalhadores que exercem funções permanentes há mais de dois, três, cinco e até oito anos.

O SITE-SUL realizou no dia 24 de Agosto, uma acção de esclarecimento à porta da empresa, no sentido de denunciar a ilegalidade dos contratos temporários de trabalho, bem como reafirmar as reivindicações já apresentadas  no caderno reivindicativo apresentado à empresa em Junho de 2016.

Fruto da  intervenção do sindicato, mas muito abaixo da reivindicação apresentada no caderno reivindicativo, os trabalhadores com contrato efectivo tiveram aumentos salariais de 11,5€ no mês de Julho, sendo que os trabalhadores com contrato temporário que desempenham as mesmas funções ainda não tiveram aumentos.

Na reunião de discussão do caderno reivindicativo resultou o compromisso assumido pela empresa de encontrar critérios de redução da precariedade. A empresa ainda nada fez sobre este problema, bem pelo contrário, agravou ainda mais a precariedade.

Para o SITE-SUL e os sindicatos da CGTP-IN, os trabalhadores não são descartáveis. A precariedade é um problema dos trabalhadores, das famílias e da sociedade. Sendo um problema de todos exige uma resposta de todos para a erradicar e garantir o emprego com direitos.