Arrancou no distrito de Évora a semana de luta da CGTP-IN

Kplastic vendas novasDirigentes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE-SUL), estiveram hoje dia 26 de Setembro a prestar esclarecimentos aos trabalhadores da Key Plastics Portugal em Vendas Novas.

Esta iniciativa está inserida na “Semana Nacional de Esclarecimento, Reivindicação e Luta” decidida CGTP-IN e a decorrer entre os dias 26 e 30 de Setembro, visa esclarecer os trabalhadores, dinamizar a acção e a luta reivindicativa nas empresas e locais de trabalho.

Defendendo e exigindo o direito de contratação colectiva e, em particular, reclamando o aumento dos salários em, pelo menos 4%, não podendo o acréscimo salarial ser inferior a 40 euros por mês; o aumento do Salário Mínimo Nacional para 600 euros, com efeitos a 1 de Janeiro de 2017, e a sua elevação progressiva, com revisão a 1 de Janeiro de cada ano; o aumento de todas as pensões de reforma.

Na Key Plastics os trabalhadores encontram-se confrontados com a possibilidade de instituição do Banco de Horas, que é usado pelos patrões para garantir o trabalho a baixo custo nos momentos de maior necessidade, alterando de um momento para o outro a vida pessoal e familiar do trabalhador sem necessidade de o compensar remuneratoriamente, sendo que o gozo deste tempo ficará sempre dependente da entidade empregadora, não levando esta regra geral em conta os interesses dos trabalhadores.

Esta é uma empresa que no passado sujeitou mais que uma vez os trabalhadores a prestarem trabalho nas mais variadas situações, muitas vezes em desrespeito pela lei, e que agora num momento de boas perspectivas, em que a empresa tem mais trabalho e mais receitas, pretende que os trabalhadores coloquem o seu tempo livre à disposição da empresa, institucionalizando assim o trabalho à borla.

Torna-se assim da maior importância que os trabalhadores demonstrem a sua oposição à instituição do Banco de Horas, em qualquer das suas modalidades, uma vez que têm essa possibilidade.

Esta iniciativa contou com a participação do Coordenador da União de Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN, Valter Loios.

Declarações Tiago Aldeias dirigente SITE-SUL