Semana de luta da CGTP-IN junto da TYCO e KEMET em Évora

Semana de luta da CGTP-IN TYCO ÉvoraDirigentes do Sindicato das Indústrias Electricas do Sul e iIlhas (SIESI), estiveram hoje dia 27 de Setembro a prestar esclarecimentos aos trabalhadores da TYCO e KEMET em Évora.

Esta iniciativa está inserida na “Semana Nacional de Esclarecimento, Reivindicação e Luta” decidida CGTP-IN e a decorrer entre os dias 26 e 30 de setembro, visa esclarecer os trabalhadores, dinamizar a acção e a luta reivindicativa nas empresas e locais de trabalho.

Defendendo e exigindo o direito de contratação colectiva e, em particular, reclamando o aumento dos salários em, pelo menos 4%, não podendo o acréscimo salarial ser inferior a 40 euros por mês; o aumento do Salário Mínimo Nacional para 600 euros, com efeitos a 1 de janeiro de 2017, e a sua elevação progressiva, com revisão a 1 de janeiro de cada ano; o aumento de todas as pensões de reforma.

Estas empresas TYCO e KEMET insistem em violar a lei através de uma errada convenção das horas de trabalho dos trabalhadores em horário de laboração continua em equivalentes dias de férias. Na prática, desde que as empresas começaram a aplicar o horário de laboração continua, apenas atribuíram 16 dias de férias na pratica representa 6 dias de trabalho gratuito por ano.

Para o SIESI os trabalhadores destas empresas têm direito a 22 dias de férias, o que comprova esta afirmação é o facto da empresa KEMET já ter sido condenada em tribunal e obrigada a pagar milhares de euros devidos aos trabalhadores.

Esta iniciativa contou com a participação do Coordenador outros Dirigentes da União de Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN.

TYCO – Declarações de Joaquim Gervásio dirigente do SIESI

KEMET – Declarações de Joaquim Gervásio dirigente do SIESI