Semana de luta da CGTP-IN na GESAMB Évora

GESAMBDirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), realizaram dia 28 na GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM um plenário de trabalhadores, com o objectivo de informar os mesmos sobre o Acordo de Empresa.

O plenário contou com uma forte participação, estando presentes 47 dos 69 trabalhadores deu-se informação sobre a proposta de Acordo de Empresa apresentada pela GESAMB, conclusões da 1ª reunião de negociação e funcionamento da informação e reuniões com os trabalhadores durante o processo negocial.

Sobre a proposta da empresa, ela é pouco diferente da realidade, distanciando-se assim da proposta apresentada pelo STAL, que já foi apresentada aos trabalhadores em anterior plenário.

Na 1ª reunião de negociação, para além das questões formais, negociaram-se os primeiros 11 artigos dos AE’s (STAL/GESAMB), tendo alguns pontos dos mesmos ficado para esclarecimento posterior e outros remetidos para negociação de matérias relacionadas. No plenário os trabalhadores manifestaram a sua concordância com o trabalho realizado até agora. Informou-se que a próxima reunião de negociação ocorrerá dia 13 de Outubros pelas 10 horas.

Sobre o funcionamento da informação e reuniões com os trabalhadores no futuro, decidiu-se que se realizariam tantos plenários quantos os necessários para manter os trabalhadores informados, envolvidos e participantes neste processo, devendo-se fazer folhas informativas por cada reunião de negociação.

Por fim apelou-se à sindicalização dos trabalhadores pois, só com um sindicato forte conseguiremos defender melhores condições para todos os trabalhadores da GESAMB.