Roteiro contra a Precariedade na TYCO e KEMET

Roteiro contra a precariedade TYCO 3 AbrilNo âmbito do Roteiro contra a Precariedade da CGTP-IN, o Sindicato das Industrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI) em conjunto com a USDE realizaram hoje dia 3 Março uma acção de contacto com os trabalhadores da TYCO e da KEMET em Évora. São empresas do mesmo sector que mantém em comum o aumento brutal dos seus lucros à custa do aumento da exploração dos seus trabalhadores.

Está a aumentar a contratação de trabalhadores através de Empresas de Trabalho Temporário (ETT) que ocupam postos de trabalho permanente na TYCO, empresa que mais uma vez volta a não respeitar os seu trabalhadores, o mais recente ataque aos direitos dos trabalhadores foi a atribuição de aumentos de salariais de discriminatória, não aumentar o vencimento por igual aos trabalhadores de igual categoria constitui, uma discriminação, sendo esta só mais uma situação a somar ao role ataques aos direitos dos seu trabalhadores, como por exemplo a não atribuição dos 22 dias uteis de férias como consta na lei e obrigar os trabalhadores a trabalho gratuito 6 dias por ano.

Na KEMET confirma-se e é hoje mais percectível o que sempre afirmamos acerca do despedimento colectivo em 2014 a 147 trabalhadores e para que servia. É obvio que serviu para o aumento dos lucros da KEMET, pois despediu trabalhadores que na grande maioria trabalhavam à mais de 10 anos naquela unidade fabril com salários na ordem dos 850€, sendo que hoje a KEMET substituiu os 147 trabalhadores altamente especializados por mais de 200 trabalhadores contratados através de ETT, e que ocupam postos de trabalho permanente.

A USDE/CGTP-IN apela à unidade e organização destes trabalhadores no seu sindicato, o SIESI, para que juntos consigamos levar por diante as suas justas reivindicações, A um posto de trabalho permanente, tem de corresponder um contrato de trabalho efectivo!

A USDE/CGTP-IN apela ainda a participação de todos os trabalhadores no Roteiro da Precariedade que vai estar em Évora no Próximo dia 14 de Março. Vem pedalar contra a precariedade, pelo emprego com direitos, concentração pelas 9H30 junto às Portas de Moura em Évora. Participa ainda na Manifestação Nacional no dia 28 Março Dia Nacional da Juventude em Lisboa.

Comentários encerrados