INTERVENÇÃO DE PAULA CALADO, DIRIGENTE DO SINDICATO DA HOTELARIA DO SUL E DA UNIÃO DE SINDICATOS DO NORTE ALENTEJANO, NO PLENÁRIO NACIONAL DE SINDICATOS DA CGTP-IN

IMG_20170112_170104Bom dia camaradas.

Sou dirigente do sindicato da hotelaria do sul e trabalhadora da cantina do hospital de Elvas, no distrito de Portalegre. Quero partilhar convosco as lutas que nós, trabalhadores das cantinas, bares e refeitórios dos hospitais de Elvas e de Portalegre, com o apoio da União dos Sindicatos do Norte Alentejano, temos desenvolvido.

Começo pela greve ao trabalho em dia feriado. Exigimos que fosse pago a dobrar e que esse direito fosse consagrado num acordo de empresa com a SUCH, empresa com quem tinhamos vinculo até agosto do ano passado. E conseguimos! O acordo foi publicado em BTE no dia 22 de agosto de 2016. No inicio de setembro do mesmo ano a SUCH subconcessionou todos os serviços que detinha nos hospitais, cantinas, bares e refeitórios à EUREST invalidando o nosso acordo.

Voltamos às greves. Com mais força, mais revolta, faixas, concentrações, reuniões. Só em Dezembro foram 4 greves! 4 dias de trabalho descontados para muitos trabalhadores. No dia 9 de Dezembro, um dia de greve agendado posteriormente, a somar aos 3 feriados de Dezembro. Saímos à rua. Colocamos faixas, protestamos em frente aos 2 hospitais, com a deslocação de trabalhadores em solidariedade de um hospital para o outro. Falamos à comunicação social. Divulgamos a nossa luta e as manobras a que temos sido sujeitos. E tudo remonta ao direito constitucional à contratação colectiva. A SUCH subconcessionou os serviços sem nunca ter cumprido o acordo que assinou com o nosso sindicato porque a lei permite que para fugir à contratação colectiva uma empresa subcontrate outra. Se chegarmos a assinar um acordo de empresa com a EUREST esta pode sub-subconcessionar a uma terceira empresa, isto afirmado pela ACT.

Mas a nossa luta não fica por aqui. Não aceitaremos mais manobras. Denunciamos, colocamos ACT e Direcção dos Hospitais a par do sucedido, da má qualidade das refeições de que todos os utentes e profissionais se queixam porque a comida é confeccionada fora do hospital até 3 dias antes de ser servida, da substituição de trabalhadores em greve, da falta de pessoal, do incorrecto pagamento dos subsidios de férias e de natal pelas duas empresas, um roubo aos trabalhadores, das más condições de trabalho. Tivemos resultados: alguns problemas relacionados com as condições de trabalho foram corrigidos, a comida passou a ser confeccionada no hospital, vamos formalizar a queixa pelo roubo de dias do subsidio de férias e vão abrir novo concurso para a concessão dos serviços no 2º trimestre deste ano.

Uma coisa é garantida camaradas, a EUREST não se vai embora sem pagar o que deve aos trabalhadores.

Estas manobras só servem para prejudicar trabalhadores e utentes e estes vão ser ganhos também para a nossa luta. Deste ano não passa, a criação de uma comissão intersindical no hospital de Portalegre para em unidade, com os camaradas enfermeiros e assistentes operacionais levarmos mais longe a luta em defesa de um serviço público de qualidade. A nossa contratação colectiva tem 19 anos, camaradas. Ainda tem os salários das categorias em escudos! Praticamente todos os trabalhadores ganham agora o salário minimo porque nós conseguimos que ele fosse aumentado! Luta a luta, local de trabalho a local de trabalho, nós somos mais e somos capazes de dar a volta a isto. É preciso não desistir, insistir e não esquecer que todos os direitos por que lutamos só serão conquistados através da contratação colectiva.

Viva a contratação colectiva!

Vivam os trabalhadores!

Viva a CGTP!