SESSÃO EVOCATIVA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER NA ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTALEGRE

5-min

Teve ontem lugar a Sessão Evocativa do Dia Internacional da Mulher, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, ao final da tarde.

Organizada pela União dos Sindicatos do Norte Alentejano esta sessão contou com os testemunhos pessoais da Engª Maria Conceição Barradas Grilo, directora da Escola que muito gentilmente nos recebeu, Drª Clementina Miranda, que foi professora do Ensino Superior na área das ciências e pertenceu a vários orgãos de gestão do IPP e Chef Susana Cigarro, chef de cozinha e consultora, com uma história de vida repleta de novos começos e resiliência face às dificuldades que são impostas às mulheres no mundo do trabalho.

O debate focou-se essencialmente no caminho percorrido pelas mulheres trabalhadoras desde o século XVIII até à actualidade e o seu contributo na conquista de direitos dos trabalhadores, tais como as jornadas de trabalho de 8horas diárias, e noutros gerais como a paz e o fim das guerras. Refletiu-se ainda acerca do caminho que ainda existe para percorrer no sentido da igualdade e do desenvolvimento, um caminho que já não parte do zero, graças a mulheres fundamentais para a nossa história comum e a mulheres como as que participaram na nossa sessão.