SEMANA DA IGUALDADE NO DISTRITO DE PORTALEGRE: Fundação Casa de Repouso D. Maria Madalena Godinho de Abreu

plenario_semanaigualdade_benavila_10032017-min

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Estado do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) e a USNA estiveram hoje numa acção de contacto com as trabalhadoras da Fundação Casa de Repouso D. Maria Madalena Godinho de Abreu, em Benavila, Avis.

As trabalhadoras do sector social são particularmente afectadas pelas doenças profissionais, como hérnias e tendinites, devido ao esforço físico que acompanha o apoio aos idosos. Também neste sector são crescentes as queixas de assédio moral e psicológico das trabalhadoras. O principal instrumento de assédio e chantagem usado pelas chefias tem a ver com os horários de trabalho, que em alguns casos são alterados diáriamente de forma a “castigar” as trabalhadoras. As trabalhadoras desta fundação construíram já um caderno reivindicativo e exigem, relativamente a esta matéria, o estabelecimento de horários anuais.