117 anos do nascimento de Bento Jesus Caraça

fotoBC-minParceiro da CGTP-IN na área da formação o Instituto Bento Jesus Caraça – IBJC -  é uma “entidade sem fins lucrativos, despida de estereótipos mercantilistas e economicistas” para a qual “cada pessoa encerra em si uma existência complexa que vai muito para além da sua simples expressão numérica”. O IBJC foi criado em homenagem a Bento Jesus Caraça, filósofo, matemático, humanista, militante anti-fascista, internacionalista e defensor da paz, um dos fundadores do Movimento da Unidade Nacional Antifascista (MUNAF), que, mais tarde, haveria de dar origens ao Movimento de Unidade Democrática (MUD), da Gazeta Matemática, da Biblioteca Cosmos e da Universidade Popular.

Bento Jesus Caraça “aliou na sua acção a firmeza das convicções políticas e a atitude militante”. Foi perseguido e preso pela PIDE e retirado de vários cargos de direcção e chefia.

Decorridos 117 anos do seu nascimento em Vila Viçosa no passado dia 18 de Abril, é com acções de formação como a que tem decorrido no nosso distrito na área da Saúde e Segurança do Trabalho, que a CGTP-IN em conjunto com o IBJC homenageia Bento Jesus Caraça, “contribuindo para elevar a educação dos trabalhadores e a importância das organizações sindicais no processo de libertação dos seus membros através da cultura”.