Novo ano começa e a confiança na luta dos trabalhadores renova-se! A União dos Sindicatos do Norte Alentejano deseja a todos um excelente ano de 2019!

amorim_pior empresa do ano_07122018-min

O ano de 2018 foi um ano de intensificação da luta dos trabalhadores de todos os sectores.

Estiveram em luta pela valorização dos seus salários, melhoria das suas condições de trabalho, pelo direito à contratação colectiva, contra a precariedade. Manifestaram-se em unidade em junho e em novembro enchendo as ruas de Lisboa aos milhares. Uniram-se em torno dos problemas da juventude trabalhadora, lutaram pela igualdade. Construíram uma jornada de luta em torno dos problemas concretos de cada sector e local de trabalho e dos problemas do país no 1º de Maio. Denunciaram os atropelos aos seus direitos e aderiram às greves convocadas pelos seus sindicatos de classe, dando visibilidade às suas reivindicações.

No distrito de Portalegre, o ano de 2018 foi um ano de contacto permanente com os trabalhadores de dezenas de locais de trabalho e de resolução de problemas. Foi o ano em que elegemos a Amorim Florestal em Ponte de Sôr como a pior empresa do ano de 2018, porque é um exemplo de como é mal feita a distribuição da riqueza em Portugal, com lucros de milhões a reverterem em baixo aumentos salariais para os trabalhadores que justificam esses lucros, é um exemplo de como se tenta deixar a CGTP-IN à porta da empresas, bloqueando através do medo a intervenção sindical e é ainda um exemplo de como postos de trabalho permanentes são, através de empresas de trabalho temporário, ocupados com trabalhadores com vínculos de trabalho precários.

No ano de 2019 muitos serão os desafios colocados ao movimento sindical de classe, no país e no nosso distrito. Defender o que conquistamos e ir mais longe, melhorar as condições de vida dos trabalhadores, defendendo a sua dignidade e o direito ao emprego com direitos são os nossos objectivos para 2019. No nosso distrito, continuaremos a lutar pelo desenvolvimento da nossa região, um desenvolvimento que terá de passar por serviços públicos de qualidade para todos, vias de comunicação seguras, mais emprego com direitos e sobretudo por melhores salários, vínculos laborais mais estáveis, horários e condições de trabalho dignos.

Num ano que será com certeza de luta e de participação cívica, com 3 processos eleitorais (eleições para o Parlamento Europeu, para a Assembleia Legislativa da Madeira e para a Assembleia da República) iremos realizar o 11º Congresso da União dos Sindicatos do Norte Alentejano, no dia 22 de Fevereiro, no espaço Robinson em Portalegre, com a presença do Secretário-Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos. Um momento de balanço e discussão, de reforço da nossa organização e de construção da base da intervenção do movimento sindical no distrito de Portalegre, um intervenção que se quer constante, no sentido da melhoria da vida dos trabalhadores do Norte Alentejano.