Tribuna Pública na Marktel com o apoio das Comissiones Obreras (CCOO)

Tribuna e concentracao de dirigentes frente a Marktel

Dirigentes da USNA – União dos Sindicatos do Norte Alentejano, do CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal e das CCOO – Comissiones Obreras da Extremadura Espanhola, estiveram hoje concentrados em Tribuna Pública frente à Marktel, Boa Fé, em Elvas, numa acção desenvolvida no âmbito do roteiro contra a precariedade da CGTP-IN e da quinzena de luta nos serviços do CESP.

A Marktel é um centro de contactos que presta serviço à Vodafone e cujos trabalhadores são na sua maioria espanhóis. Depois de uma primeira distribuição de informação sindical aos trabalhadores, para a qual a CGTP-IN foi forçada a pedir a intervenção da PSP, vários deles pediram a intervenção do sindicato em várias problemas: atrasos no pagamento do vencimento, contratos a termo incerto que tanto são revogados como retomados pela empresa, negação do direito à pausa.

Face a isto, o CESP, pediu reunião com a empresa. Na primeira tentativa a empresa não respondeu mas após insistência respondeu que os recursos humanos estariam sediados em Madrid e não poderiam receber o sindicato.

Pelos vistos não será assim já que hoje, as chefias até se mostraram disponíveis para falar à comunicação social. O diálogo está vedado apenas à CGTP-IN.

Durante a tribuna as chefias proibiram os trabalhadores de sair da empresa e de falar com os dirigentes sindicais dando provas do clima de medo instalado, sustentado nestas atitudes e nas constantes ameaças de despedimento que os trabalhadores nos têm relatado.

O CESP vai agora pedir intervenção da ACT- Autoridade das Condições de Trabalho e do Ministério do Trabalho caso a empresa continue a recusar receber o sindicato.