Semana de Combate à Precariedade no Distrito de Portalegre – Acção de denúncia frente à Marktel

accao marktel 03122019Em mais uma etapa da Campanha contra a Precariedade, os sindicatos da CGTP-IN organizam entre 2 e 6 de Dezembro uma Semana de Combate à Precariedade com o objectivo de trazer para a rua a luta que trabalhadores e organizações sindicais de classe têm travado, dando expressão pública ao combate, aos resultados obtidos e às propostas da CGTP-IN.

No distrito de Portalegre, União dos Sindicatos do Norte Alentejano – USNA/CGTP-IN e Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal – CESP, organizaram hoje, dia 3 de Dezembro, junto às duas delegações da Marktel em Elvas, uma acção de denúncia e mobilização dos trabalhadores contra o recurso abusivo à contratação a termo incerto.

Os contratos a termo incerto são um tipo de contratação de duração imprevisível que deixa os trabalhadores que abrange numa situação diária de incerteza em relação ao seu futuro. Tratam-se de contratos de trabalho que se aplicam a actividades de duração incerta o que, no caso de uma empresa como a Marktel não corresponde à realidade já que, os seus trabalhadores estão colocados em postos de trabalho cujo conteúdo funcional é único e permanente – venda de serviços de telecomunicações ou apoio técnico.

Durante a acção foi disponibilizada aos trabalhadores informação em português e castelhano, pois uma grande parte deles são espanhóis. A tradução resultou da cooperação da CGTP-IN com a estrutura sindical espanhola Comissiones Obreras – CCOO.