Recolha de assinaturas frente ao Hospital de Portalegre por mais e melhor SNS

recolha abaixo assinado ulsna 04112020-minUma delegação da USNA – União dos Sindicatos do Norte Alentejano, SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e STFPSSRA – Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, estiveram hoje, dia 4 de Novembro, frente ao Hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre, numa acção de recolha de um abaixo-assinado junto de utentes e trabalhadores da ULSNA – Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Neste abaixo-assinado, que será enviado ao Conselho de Administração da ULSNA, exige-se:

- Regularização de todos os vínculos precários (independentemente do tipo) com a passagem a efectivos desses profissionais de saúde.

- A contratação efectiva de mais profissionais de saúde para a ULSNA.

- Dignificação das carreiras do pessoal da saúde.

A falta de trabalhadores no sector da saúde tornou-se mais evidente durante a situação de pandemia mas trata-se de um problema antigo, particularmente grave no distrito de Portalegre. Os profissionais da saúde, dos vários sectores, enfermeiros, médicos, administrativos, auxiliares da saúde (integrados na carreira de assistente operacionais) e técnicos de diagnóstico estão exaustos e sem perspectivas de carreira. É preciso passar das palavras aos actos e dos elogios e reconhecimento à acção.

Esta iniciativa está integrada na semana de luta da saúde, convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e decorre de 2 a 6 de Novembro em todo o país. Os trabalhadores estão em luta por mais e melhor SNS – Serviço Nacional de Saúde, com mais trabalhadores, mais salário e mais direitos.