Trabalhadores das Cantinas e Refeitórios em Greve

conc AHRESP 17052021 min
Trabalhadores das Cantinas e Refeitórios em Greve, entre eles as trabalhadoras das cantinas e refeitórios dos Hospitais de Elvas e de Portalegre, concentraram-se hoje, dia 17 de Maio, frente à sede AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa, por aumentos salariais dignos e justos para 2021, defesa dos direitos dos trabalhadores e negociação do Contracto Colectivo de Trabalho.
Os salários dos trabalhadores das cantinas, refeitórios e bares concessionados são muito baixos. É um trabalho assegurado sobretudo por mulheres que trabalham 10 e 12 horas nas cantinas hospitalares, lares, fábricas de refeições etc, e que durante a pandemia estiveram sempre na linha da frente.
Não há nenhuma razão para o sector não pagar melhores salários. Apesar das diversas promessas da AHRESP de pretender negociar com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação, Bebidas e Turismo de Portugal (FESAHT) um acordo desde o longínquo ano de 2003, o certo é que não aceita propostas que melhorem as condições de vida dos trabalhadores. Pelo contrário, as propostas da AHRESP são sempre de baixos salários, tendo como base o salário mínimo nacional, de forma a garantir os trabalhadores o maior tempo disponível para explorar.
Prova disso é a denuncia que a AHRESP fez do CCT das Cantinas e Refeitórios, acordado com a FESHAT em 2019, para requerer a sua caducidade, ficando demonstrado mais uma vez que o diálogo da AHRESP de boa fé negocial neste processo é retórica.
Mas os trabalhadores não vão desistir de lutar pela valorização da profissão e o Contracto Colectivo de Trabalho!
O protesto de hoje contou com a presença solidária da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.
A LUTA CONTINUA!