O dia 1 de Outubro de 2021, data em que se assinalam 51 anos desde a criação da maior organização social do país, a CGTP-IN, foi assinalado no Norte Alentejano, com acções de afirmação da liberdade sindical:
- Reunião de trabalhadores na empresa EPAL/VT, na ETAR de Portalegre, convocada e dirigida pelo STAL, em que os trabalhadores decidiram intensificar a luta pela aplicação do Acordo Colectivo de Trabalho.
- Nova afixação de faixas e pendões sindicais pelo SPZS, com o apoio da USNA e do STFPSSRA, na sede do Agrupamento de Escolas de Nisa e resgate da faixa mandada retirar pela segunda vez pela vereadora da educação da CM de Nisa.
Nos últimos 51 anos ficou mais do que claro que, em primeiro lugar, é sempre possível, com a luta dos trabalhadores, melhorar as condições de trabalho e de vida, e em segundo lugar, que só é possível defender os direitos que conquistamos através do seu exercício.
Dia 1 de Outubro, nos locais de trabalho, evocamos a CGTP-IN, legitima herdeira da luta dos trabalhadores, com os olhos postos no futuro, afirmando que os trabalhadores podem contar, como sempre contaram, com a CGTP-IN.