Trabalhadores das cantinas concessionadas hoje em greve

greve nacional das cantinas 281120222Os trabalhadores das cantinas concessionadas estão hoje, dia 28 de Novembro, em greve.

Esta greve foi convocada pela FESAHT- Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal e abrange os trabalhadores que prestam serviço em todas as empresas e estabelecimentos no sector das cantinas e refeitórios.

Estes trabalhadores estão em luta pela negociação imediata do Contrato Colectivo de Trabalho sem perda de direitos, que contemple o aumento do salário em 10%, no mínimo 100 Euros por trabalhador, valorização da antiguidade, do trabalho por turnos e ao fim de semana, 35 horas semanais, 25 dias de férias. Os trabalhadores estão em ainda em luta contra a precariedade, em todas as suas formas, contratos de trabalho a termo certo e incerto e através de empresas de trabalho temporário, em postos de trabalho permanentes e denunciam, ao mesmo tempo, a falta de trabalhadores e a intensificação dos ritmos de trabalho.

Esta greve vai ter expressão de rua, com uma concentração dos trabalhadores frente à sede da AHRESP – Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (associação patronal do sector) em Lisboa, que há anos mantém um bloqueio à negociação colectiva com a FESAHT.

Em Portalegre, as trabalhadoras da cantina, do bar e do refeitório do Hospital Dr. José Maria Grande, concessionados à Uniself, realizaram uma concentração frente ao Hospital, dando a conhecer a trabalhadores e utentes as razões do seu descontentamento e da sua adesão a esta greve nacional.