Campanha de contacto com os Trabalhadores das Conservas de peixe – Defesa da contratação coletiva em todo o território nacional.

A FESAHT - Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, estrutura federativa da CGTP-IN que o SINTAB integra, anunciou que vai levar a cabo, durante a semana de esclarecimento, ação e luta da CGTP-IN, entre 20 e 27 de junho, uma campanha de contacto com os Trabalhadores de todas as empresas de conservas de peixe em todo o território nacional.

Conservas SQ1

Esta campanha tem o objetivo de esclarecer os Trabalhadores sobre a atual ofensiva dos patrões do setor, sobre a contratação coletiva, com vista à sua caducidade.

o SINTAB integra esta campanha e assume a intenção de, por via do esclarecimento, sindicalização e mobilização, reforçar de forma sólida e definitiva as fileiras de trabalhadores em defesa dos seus direitos e salários, por via da defesa da contratação coletiva, promovendo a negociação de direitos sempre em sentido positivo, sem perda de quaisquer direitos.

Durante uma semana, serão contactados mais de 4300 Trabalhadores, em 18 empresas de norte a sul do país.

Balanço da greve dos Trabalhadores do Grupo SCC HEINEKEN / SAGRES e NOVADIS – NOTA DE IMPRENSA.

Os Trabalhadores de todas as empresas do grupo SCC HEINEKEN / SAGRES estiveram hoje em greve, pela integração dos Trabalhadores da NOVADIS no Acordo de Empresa.

Na concentração de Trabalhadores, realizada hoje em frente à fábrica de Vialonga, estiveram Trabalhadores dos centros da NOVADIS de V. N. de Gaia, Lisboa, Setúbal, Leiria, Bombarral, Coimbra, Beja, Évora, Faro, Grândola, Portalegre, Algoz e Alcains, acompanhados ainda por Trabalhadores, solidários, da Água do Luso, das Termas do Luso, da Água Castelo, e da Sagres.Greve Grupo HeinekenA

Este foi, assim, o primeiro passo de uma ação contundente pela melhoria de vida dos Trabalhadores da NOVADIS, por ação direta da melhoria das suas condições de trabalho, salários, e direitos, assentando na premissa simples de que, trabalhando permanentemente para a SCC Heineken / SAGRES, que detém em exclusivo a NOVADIS, é com a primeira que tem de haver vínculo de trabalho.

Recordamos que, já este ano, a NOVADIS rejeitou sequer reunir com o SINTAB para discutir o caderno reivindicativo dos seus Trabalhadores, aplicando os aumentos salariais que a associação patronal acertou com a UGT, em clara e atroz discriminação dos ajudantes face aos motoristas, impondo um regime de banco de horas que os Trabalhadores rejeitam, tendo até apresentado, recentemente, um sistema de majoração do período de férias desde que o Trabalhador tenha dinheiro para a comprar!!!

Em plenários realizados recentemente, os Trabalhadores das empresas do grupo SCC HEINEKEN / SAGRES, aprovaram moções de solidariedade e reforço da luta dos Trabalhadores da NOVADIS, declarando de forma inequívoca que o reforço do universo de Trabalhadores abrangidos pelo seu Acordo de Empresa representa um reforço e solidificação da própria Contratação Coletiva.

Também os Trabalhadores motoristas recolheram já abaixos-assinados que declaram a sua solidariedade com os seus camaradas Trabalhadores ajudantes contra a discriminação que sofreram nos aumentos salariais.

Esta ação, que hoje culminou em greve, é o início da massificação de contactos promovida pelo SINTAB em todos os postos de trabalho do grupo SCC HEINEKEN / SAGRES que não terá agora qualquer forma de retrocesso.