Trabalhadores da UNICER AT apresentam proposta de Acordo de Empresa à Administração – NOTA DE IMPRENSA

Os Trabalhadores da UNICER A.T apresentaram, nos últimos dias, uma proposta de A.E à Administração da empresa. Um passo fundamental com vista à uniformização de salários e direitos dos trabalhadores da “SUPER BOCK GROUP”.

Após uma primeira reivindicação assente na projeção do Acordo Coletivo de Trabalho da SUPER BOCK sobre as relações laborais dos Trabalhadores da UNICER AT, em observância da premissa do igual contributo destes Trabalhadores para o sucesso económico do grupo empresarial, e no seguimento de várias reuniões entre a Comissão Sindical do SINTAB na UNICER AT, com os representantes da administração, os Trabalhadores aprovaram, em diversos plenários espalhados pelo país, apresentar uma proposta de Acordo de Empresa que passe a vigorar já em 2022.

Detalhe de Artigo - Fino ou imperial? As características da cerveja de  pressão

O documento, em compêndio de clausulado, agora remetido à Administração, engloba várias melhorias para os Trabalhadores, assentes em direitos já praticados, por exemplo, na Super Bock Bebidas.

Dos direitos cuja aplicação se propõe imediata, destacam-se as melhorias salariais, em observância das recentes posições públicas da Administração da Super Bock, no sentido de afastamento da política de baixos salários, valorizando o conhecimento e a senioridade dos Trabalhadores, repercutindo-as no salário e evolução salarial.

O documento engloba ainda as soluções para muitos dos problemas até aqui identificados e denunciados ao SINTAB, como a implementação de um regime de piquete cujo enquadramento salvaguarda o direito ao descanso e ressarcimento económico mais justos, e propõe regulamentação própria no sentido de diminuir e compensar devidamente as situações de mobilidade geográfica.

No mesmo sentido, a proposta prevê também soluções que acabem com o facto de serem os trabalhadores a suportar os custos com energia inerentes ao carregamento de baterias dos inúmeros aparelhos eletrónicos que, ao longo dos tempos, o desempenho da função passou a adotar no seu quotidiano.

Por fim, o AE agora proposto engloba também a aplicação bem definida da totalidade dos benefícios sociais previstos para os Trabalhadores da SUPER BOCK sem que isso dependa da arbitrariedade da administração.

Empresa e SINTAB agendaram já uma primeira reunião de negociação para o próximo dia 22 de fevereiro.

A UNICER A.T é uma empresa detida pela SUPER BOCK GROUP e dedica-se, em exclusivo, à instalação e reparação dos equipamentos de refrigeração e extração de bebidas na rede de pontos de venda SUPER BOCK e eventos patrocinados.

A empresa emprega cerca de 120 Trabalhadores e está implementada em todo o país, com especial incidência nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, tendo ainda um grande centro de armazenamento e de manutenção em Santarém, nas instalações da antiga fábrica de Cerveja.

Ler em pdf