<< >>

Eleitos novos órgão da USS/CGTP-IN

Válter Ferreira

Realizou-se, ontem, a primeira reunião de direcção da USS/CGTP-IN eleita no XI Congresso. Na reunião foram eleitos os novos órgãos executivos, nomeadamente o Coordenador Regional e o Secretariado- Executivo.

XI Congresso: Reforçar a organização para avançar na luta.

logo XI Congresso

Realizou-se no passado dia 30 de Outubro, na vila de Alpiarça, o XI Congresso da União dos Sindicatos do Distrito de Santarém.

Carteiros do Entroncamento em luta por respeito.

IMG_20191009_090649

Iniciou-se ontem dias 8 de Outubro e prolongar-se-á até ao próximo dia 15 de Outubro, a greve dos carteiros do Centro de Distribuição Postal do Entroncamento contra o assédio moral e por respeito por parte da administração da empresa.

Contacto com a Autoridade para as Condições de Trabalho no Distrito de Santarém

NSHX3012A Direção da União dos Sindicatos do Distrito de Santarém esteve hoje, dia 28 de Agosto de 2020, reunida com a Direção do Centro Local da Lezíria e Médio Tejo da Autoridade para as Condições de Trabalho, em Santarém.

Esta reunião, solicitada pela União de Sindicatos do Distrito de Santarém, incidiu principalmente sobre algumas das preocupações que a União dos Sindicatos de Santarém e seus sindicatos constituintes têm sobre a atual situação laboral que se vive na região, os ataques e violações que estão a ser perpetrados aos direitos dos trabalhadores e a capacidade de intervenção da Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT) no distrito de Santarém, tendo em conta também o especial momento de crise pandémica que atravessamos na nossa sociedade.

Denunciamos e exigimos a intervenção da ACT na Rodotejo, onde 50% dos trabalhadores estão em lay off e confrontados com perdas de 50% dos rendimentos ao mesmo tempo que os outros 50% estão sujeitos a cargas de trabalho de mais de 14 horas por dia. Na Lusipintos, na Panpor, na Avipronto onde foi violado o direito a férias. Na VGT e na SALM Portugal onde os horários de trabalho ultrapassam os limites máximos permitidos por lei e onde trabalhadores extra comunitários são sujeitos a trabalho “escravo”, sem direito a contrato de trabalho ou à remuneração mínima nacional. Denunciamos as inúmeras situações em que há salários em atraso no distrito, e ainda o incumprimento e desrespeito pelas regras sanitárias nas diferentes fases da crise pandémica em algumas empresas do distrito.

A ACT é um organismo público com um papel fundamental. Infelizmente, e por experiência própria, os sindicatos no distrito têm sentido que ao longo dos anos a ACT tem atuado de forma cada vez mais morosa, com os prejuízos sérios que isso acarreta para os trabalhadores e para o prestígio da instituição.

Num momento em que especialmente os trabalhadores estão numa situação fragilizada, exige-se um reforço efetivo da ACT.

Centenas de despedimentos ilegais, violação do direito a férias, salários em atraso, utilização abusiva e injustificada do lay off, empresas que não salvaguardam a saúde dos trabalhadores, assédio moral, alteração unilateral de horários, incumprimentos na retribuição de trabalho extraordinário ou em dia feriado e violação da aplicabilidade da contratação coletiva, são os principais problemas que temos detetado e sobre os quais temos vindo a intervir nos locais de trabalho, independentemente do isolamento ou do distanciamento social imposto, ação que complementada com uma intervenção reforçada da ACT seria muito mais eficaz.

Mais uma vez, e compreendendo o grave problema de falta de meios com que a ACT se defronta não pode a União dos Sindicatos, deixar de exigir politicamente que sejam tomadas medidas para o reforço da ACT.

Numa altura em que sentimos as dificuldades de uma crise sanitária, e em que os arautos da desgraça já preconizam uma nova crise financeira, é urgente lembrar que para as necessidades do país e dos trabalhadores, é necessário exigir melhores salários, mais e melhor emprego, valorizando os trabalhadores e os seus direitos.

Importa, pois, mais que nunca, que a ACT atue junto das empresas em matérias essenciais como a precariedade, o direito à parentalidade, o assédio moral, o cumprimento da contratação coletiva e a igualdade salarial.
Mais que nunca é fundamental exigir o direito à atividade sindical nos locais de trabalho, travando empresas como a Transbase, em Alcanena, que insiste em bloquear a atividade do sindicato do setor.
Tem também uma importância especial garantir os direitos consagrados na contratação coletiva, para que as relações de trabalho não se deteriorem, obrigando empresas como a Bonduelle e a Lusipintos a cumprir com a legislação para o setor, salvaguardando os interesses dos trabalhadores.

Atenta à situação, a União de Santarém está, como sempre esteve, disponível para intervir junto das Instituições Políticas e em outros centros de decisão, no sentido de demonstrar o seu descontentamento com a falta de condições da ACT e no que isso se traduz na vida dos trabalhadores do distrito e para reivindicar mais meios humanos e financeiros para a ACT.

Mas, apesar de reconhecermos um cenário complicado para a intervenção da ACT, que muitas vezes pode fazer parecer que os incumpridores parecem beneficiar, não podemos deixar de afirmar que tanto os Sindicatos como a União dos Sindicatos em Santarém, entendem que o poder não caiu na rua e que vão continuar a intervir e a denunciar os problemas dos trabalhadores, também junto da ACT, exigindo que esta atue de acordo com a urgência de cada situação.

Aos trabalhadores lançamos um apelo: para que sempre que entendam que estão a ser vítimas de assédio moral, discriminação ou a serem lesados nos seus direitos que entrem em contacto com o seu respetivo sindicato para que este atue de forma consistente, e, se necessário, também junto da ACT. Sempre que, nesta altura especial, sintam que a saúde pública está em risco nos locais de trabalho, contactem os sindicatos e, conforme instrução da ACT, a Direção Geral de Saúde para que haja uma intervenção célere que reduza qualquer perigo existente.

Para terminar, o que também queremos aqui transmitir, independentemente da forma ou conteúdo, em coordenação com outras instituições ou de maneira autónoma, é que os Sindicatos e a União dos Sindicatos no distrito de Santarém vão continuar em força com a sua intervenção nas empresas e locais de trabalho com o objetivo de que não exista um único trabalhador a sentir-se desprotegido ou desinformado

A Direção da União dos Sindicatos do Distrito de Santarém

Continua com todo o vigor a Luta nas Rodoviárias

IMG_20190204_091900

Decorre hoje dia 4 de Fevereiro e amanha dia 5 de Fevereiro as greves convocadas pelo STRUP para as Rodoviárias do Tejo, do Lis e Oeste. Ler mais

Ribatejana Verde volta a ser condenada

images

A empresa Ribatejana Verde, no dia 2 de Novembro, voltou a ser condenada por não respeitar o direito de crédito de horas para actividade sindical por parte dos dirigentes sindicais afectos à CGTP-IN.

Greve Nacional do Sector da Saúde

Greve_Saude1

Cansados de esperar por respostas concretas às suas justas reivindicações, os trabalhadores do sector público da saúde vão entrar em greve no dia 20 de Janeiro. Ler mais

Trabalhadores da Unicer decidem greve

IMG_20151105_160140

Realizou-se esta tarde o prometido plenário na Unicer em Santarém, com vista à decisão de formas de luta contra o anunciado encerramento da empresa e pela defesa dos 70 postos de trabalho.

Dia Nacional de luta! 1 FEVEREIRO

1 fevereiro

A CGTP marcou para 1 de fevereiro um Dia Nacional de  Luta, que incluirá manifestações e concentrações em todos os distritos  do país, em protesto contra as políticas económicas e sociais do  Governo.

A União dos sindicatos de Santarém tem uma iniciativa marcada para esse dia nesse ambito…

Vitória dos trabalhadores no Modelo Continente!!

continente4225

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) instaurou um auto de notícia à empresa Modelo Continente Hipermercados (ex-Carnes Continente), em Santarém, por violação do estabelecido no Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) em vigor para o sector, após dois anos de luta dos trabalhadores e do seu sindicato, pelo pagamento das diuturnidades.  A empresa será obrigada a pagar aos 385 trabalhadores o valor referente às diuturnidades vencidas em 2011 e 2012.

Fonte – SINTAB

Todos à Greve Geral- Conferências de imprensa

novo-3

A USS/CGTP- IN deu no passado dia 18 de Junho duas conferências de imprensa, em Tomar e em Santarém, para informar sobre a Greve Geral e apelar aos trabalhadores do distrito que participem na mesma tendo em conta que esta é uma etapa decisiva para a derrota do governo PSD/CDS. Ler mais

Trabalhadores do CHMT em luta

SAM_0323

Realizou-se esta manhã junto ao Hospital de Torres Novas uma concentração de trabalhadores do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

A concentração convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública contou com 40 participantes, representantes da USS/CGTP-IN e da Comissão de Utentes do CHMT. Ler mais

Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal

álvaro cunhal

Comemora-se neste ano de 2013 o centésimo aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal.

Álvaro Cunhal não foi só um democrata, um combatente pela liberdade e destacado anti-fascista, mas também acérrimo defensor dos direitos dos trabalhadores.