Na passada sexta- feira dia 26 de Abril os enfermeiros do Hospital de Santarém e do CHMT estiveram em greve nos turnos da manhã e de tarde.
A Greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está no seguimento da concentração realizada pelos enfermeiros do CHMT no passado dia 23 de Abril.
Com estas ações de luta o SEP e os enfermeiros reivindicam:
- O fim do abuso e das alterações sucessivas de horários de trabalho e de circulação interna ilegal utilizados na aferição de horários.
- O Fim dos bancos de horas ilegais e da sub-carga de trabalho extraordinário que imputa um desgaste extremo aos profissionais, sendo que o CHMT 10.000 horas de trabalho suplementar aos enfermeiros.
- O fim do assédio moral e da promoção da política do medo junto dos enfermeiros.
- O fim da negação de direitos como o estatuto de trabalhador estudante e as tentativas de negociação do tempo de condicionamento do tempo de amamentação.
- O fim da redução do número de enfermeiros por turno, existindo hoje situações extremas em que existe apenas um enfermeiro por turno o que não só é desgastante para o profissional como de risco para o utente.
A luta dos enfermeiros irá continuar pela defesa dos seus direitos, da dignidade profissional e por um Serviço Nacional de Saúde com qualidade.