alvaro cunhal

Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal

álvaro cunhal

Comemora-se neste ano de 2013 o centésimo aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal.

Álvaro Cunhal não foi só um democrata, um combatente pela liberdade e destacado anti-fascista, mas também acérrimo defensor dos direitos dos trabalhadores.

Esteve ainda fortemente ligado à construção do Movimento Sindical Unitário tal como o conhecemos hoje.

Se hoje a CGTP-IN é a Central Sindical de Classe dos trabalhadores portugueses, isso em muito também se deve à perspectiva e ao contributo de Álvaro Cunhal.

Quando outros capitularam Álvaro Cunhal entre outros democratas de onde se destacavam os militantes comunistas até pelo facto de todos os outros partidos se terem auto-dissolvido, defenderam que a resistência ao Estado Novo deveria também ser dentro das estruturas do regime.

Com esse contributo foi possível aos trabalhadores conquistarem as direcções de Sindicatos que na altura eram corporativos e ligados ao regime fascista e foi possível  aos trabalhadores fundarem a sua Central de Classe, a CGTP-IN.

Tendo já a CGTP-IN homenageado Álvaro Cunhal e tendo este igualmente uma participação importante no distrito relativa ao desenvolvimento da reforma agrária, a USS/CGTP-IN irá igualmente participar nas comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal.

Irá então a USS/CGTP-IN organizar um debate no dia 13 de Setembro em Santarém.

Apelamos ainda à visita à Exposição “àlvaro Cunhal, Vida, Pensamento e Luta” que irá estar patente no Pátio da Galé- Lisboa, até ao próximo dia 2 de Junho.