Todos a Belém dia 25 de Maio- Conferência de Imprensa.

conferencia de imprensa

Na passada sexta- feira dia 17 de Maio, a USS/CGTP-IN levou acabo duas conferências de imprensa, em Santarém e Tomar, com vista a divulgar  também no distrito de Santarém a grande jornada de luta de 25 de Maio de 2013.

Nessas mesmas conferências de imprensa foi divulgado que no final de mês de Março de 2013 existiam mais de 32 mil desempregados registados no distrito sendo que os concelhos onde o desemprego tem maior incidência são os concelhos de Santarém, Abrantes, Tomar e Benavente.

Estes são números preocupantes mas que não são de todo reais pois cada vez mais à trabalhadores que estando desempregados não contam para as estatísticas oficiais pois ou estão ocupados em planos ocupacionais ou então já não recebem qualquer prestação de subsidio de desemprego.

Para além destas questões existe ainda a questão da emigração que disparou no passado ano de 2012 sobretudo na camada dos jovens com habilitações superiores e que levou ao decréscimo da população em 85 milhares só nesse espaço de tempo.

A USS/ CGTP-IN defende ainda que a mais recente novela entre PSD e CDS sobre a taxa a aplicar às reformas e pensões é uma falta de respeito por aqueles que durante anos contribuíram com o seu trabalho para o desenvolvimento do país e para a construção de um Portugal com condições para todos. Uma falta de respeito que mais uma vez demonstra que este governo não quer saber se os reformados têm ou não dinheiro para os medicamentos ou para a comida.

Para a USS/CGTP-IN  o rumo para um Portugal desenvolvido nunca poderá ser a austeridades e o empobrecimento do povo.

A austeridade e os cortes no estado social e direitos dos trabalhadores só levaram a que hoje Portugal esteja endividado a 120% do PIB. e que no ano de 2012 só em juros Portugal tenha pago 7,3 mil milhões de euros.

Tendo em conta a espiral recessiva em que o País se encontra a USS/CGTP-IN considera que o combate ao desemprego devia ser a principal prioridade deste governo. Em primeiro lugar pela posição fragilizada em que fica quem está desempregado e em segundo pelo dinheiro que o País deixa de ganhar só com os desempregados. Só o ano passado o País perdeu como desemprego um potencial produtivo de 23 mil milhões de euros e este ano 8,4 mil milhões de euros”.

Apresenta ainda como alternativas à austeridade a renegociação da divida no seu montante, prazos e juros, a criação de uma taxa de 0,25 sobre as transacções financeiras, a tributação dos lucros dos grandes accionistas, a criação de uma taxa extraordinária para as empresas que obtém milhões de lucro e não investem, o corte nas PPPs e o fim dos benefícios fiscais aos grandes grupos económicos e financeiros”.

Considera ainda a USS/CGTP- IN que este é um governo desacreditado e indesejado pela esmagadora maioria dos portugueses e que por isso em tudo irá contribuir para “dar mais um empurrão para o governo ir ao chão”.

No entanto para derrubar este governo é necessário a força e a unidade de todos e por isso é feito o apelo para que dia 25 de Maio se juntem à USS/CGTP-IN na concentração a realizar junto ao Palácio de Belém para exigir ao Sr. Presidente da República que defenda a Constituição e demita o governo.

Áudio da Conferência de Imprensa em Tomar:

Comentários encerrados