Grande Vitória da FIEQUIMETAL no Grupo EDP

index

Foi esta semana conseguido pela FIEQUIMETAL o acordo geral sobre o novo ACT do grupo EDP.

Num quadro dificil em que a empresa pediu a denúncia do anterior ACT como forma de reduzir os direitos dos trabalhadores da EDP, a FIEQUIMETAL consegui desenvolver o processo negocial de forma coerente minorizando as alterações que pela parte da administração eram pretendidas e melhorando alguns aspectos do ACT.

Entre as vitórias conseguidas agora pelos trabalhadores pode contar-se coma devolução de uma parte do dinheiro dos medicamentos que anteriormente não estava coberta pelo sistema de saúde da empresa, a criação de uma comissão premanente de acompanhamento do sistema de saúde, a obrigação de uma progressão automática na carreira no máximo ao fim de 6 anos, o pagamento do trabalho extraordinário acima das alterações gravosas do ACT, os descontos na electricidade inclusivé para os trabalhadores com o Acordo PlanoFlex e a manutenção de prémios.

De salientar que a grande vitória é o facto do novo Acordo Colectivo de Trabalho para a EDP ir abranger todas as empresas do grupo, ou seja, todos os trabalhadores do grupo EDP vão passar a ter os mesmos direitos.

Na prática, trabalhadores como os electricistas que não são trabalhadore da EDP mas de outras empresas do grupo EDP, vão ter um aumento imediato do salário como os colegas da EDP e podem passar a progredir na carreira no máximo em 6 anos sem que sejam colocados em causa o pagamento de prémios, trabalho extraordinário etc.

A FIEQUIMETAL e o SIESI, Sindicato representativo dos trabalhadores da EDP no distrito de Santarém, não deixam ainda de salientar que o justo seria estes trabalhadores serem integrados na EDP, no entanto esta não deixa de ser uma grande vitória da FIEQUIMETAL, do SIESI e dos trabalhadores.

Com este processo foi mais uma vez confirmado que a união faz a força e por isso a União dos Sindicatos de Santarém faz o seguinte apelo aos trabalhadores agora abrangidos pelo no ACT da EDP:

Devem sindicalizar-se (SIESI) e continuar a dar a força aos Sindicatos que realmente defendem os seus direitos. Dessa forma vão contribuir para manter os direitos conquistados pelos seus colegas ao longo de décadas e manter a unidade dos trabalhadores dentro da EDP, unidade que é determinante para reduzir as desigualdades e melhorar as suas condições de trabalho e as suas vidas.

Deixar uma resposta