Na passada sexta-feira o SEP realizou um Plenário no Hospital Distrital de Santarém, onde foi decidido pelos enfermeiros presentes que a luta iria avançar por parte daqueles profissionais.
Hoje, os enfermeiros que trabalham no hospital de Santarém vêem-se confrontados com a falta de recursos humanos o que se traduz numa penosa carga horária que em alguns casos chega aproximadamente às 200 horas de trabalho apenas em quatro semanas.
Situação que não só desregula a vida familiar dos trabalhadores e aumenta em muito as situações de risco de contração de doenças profissionais e de acidentes de trabalho, como ainda coloca em causa a qualidade dos cuidados prestados aos utentes do hospital de Santarém como a qualidade em geral do Serviço Nacional de Saúde.
Perante esta realidade e após inúmeros alertas os enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém decidiram em conjunto com o seu Sindicato, o SEP, lançar um ultimato ao Ministério da Saúde para que resolva a situação até 14 de Agosto. Caso o Ministério da Saúde na venha a resolver a situação como é de sua obrigação, os enfermeiros vão levar acabo formas de luta mais drásticas para que o Ministério cumpra com as suas obrigações e a qualidade dos serviços prestados não continue a degradar-se.
A complementar a acção dos enfermeiros, o SEP vai ainda realizar um pedido de intervanção à Autoridade para as Condições de Trabalho e à Inspecção Geral de Saúde, assim como solicitar uma reunião urgênte à Câmara Municipal de Santarém.