Mais uma Vitória no Sector dos Transportes Rodoviários de Passageiros

DSC_8673

Dizem as palavras de ordem: “Quem luta sempre alcança, queremos a mudança” e esta é uma grande verdade.

Apenas em 2 semanas os STRUP e os trabalhadores das empresas de transportes rodoviários de passageiros, conseguiram obter duas importantes vitórias na sua luta.

A primeira destas vitórias, já anunciada pela USS/CGTP-IN foi referente à decisão judicial de ser aplicados os descansos compensatórios na Ribatejana assim como a reconfiguração dos subsidios de férias e de Natal pagaos até ao momento.

A segunda vitória e que agora fazemos notícia, está relacionada com a decisão do Tribunal de Trabalho das Caldas da Rainha e que condenou a Rodoviária da Estremadura (Grupo Barranqueiro) a pagar mas de 40 mil euros a um trabalhador, a titulo de descanço compensatório e outras rubricas.

Esta decisão judicial vai de encontro à posição do STRUP e dos trabalhadores do sector, que sempre contestaram e consideraram uma forma de exploração a aplicação do Tempo de disponibilidade.

Recordamos que abusivamente as empresas de transportes rodoviários de passageiros estão a aplicar o Tempo de Disponibilidade, o que na prática significa que os tempos de descanso obrigatórios que os trabalhadores têm entre serviços ou os tempos de paragem por questões relativas à organização do trabalho, não estão a ser contabilizados como horas de trabalho ou seja os trabalhadores estão a enfrentar uma enorme carga horária não remunerada.

A decisão agora proferida pelo Tribunal de Trabalho das Caldas da Rainha vem abrir a porta à reposição da justiça para todos os trabalhadores dos transportes rodoviários de passageiros.

Certamente e uma vez que a justiça ao realizar-se vai traduzir-se em centenas de milhares de euros a devolver aos trabalhadores, as administrações certamente que vão recorrer das suas condenações, sendo por isso necessário continuar a lutar nos locais de trabalho para que a chama da esperança não se apague.

Uma coisa os trabalhadores do sector têm certa: começa a vislumbrar-se a vitória, a luz no fim do túnel e quanto mais forte e reforçado estiver o STRUP, melhores condições terá o Sindicato para impor a vontade dos trabalhadores e para fazer cumprir com os seus direitos.

Apela a USS/CGTP-IN à sindicalização no STRUP, também pelas provas que tem dado de ser o sindicato que defende os trabalhadores do sector e para que a noticia seja divulgada amplamente pois como se diz na gíria popular ” elas não matam, mas moem”.

Deixar uma resposta