Enfermeiros dão lição de humildade e democracia

SAM_0352

Decorreu hoje o primeiro dia dos 2 dias greve nacional dos enfermeiros convocada pelo SEP. Uma greve que pela sua grande adesão foi uma verdadeira lição de humildade e democracia para com o Ministro da Saúde que ontem em desespero executou uma manobra para descredibilizar a greve.

A greve que se iniciou hoje e que continuará no próximo dia 21 de Novembro, teve adesões nacionais de 70%, sendo que no distrito de Santarém e em especial no Hospital Distrital de Santarém que nos turnos da manhã e tarde chegaram aos 85% e no turno da tarde aos 94%.

Este primeiro dia de luta convocada pelo SEP provou que o Ministro da Saúde não tem qualquer condições para governar pois um Ministro que em vez de resolver os problemas do Serviço Nacional de Saúde prefere realizar gincanas politicas para condicionar o direito à greve ou para desmobilizar os trabalhadores das suas justas reivindicações é um Ministro que não compreende as regras democráticas estabelecidas pela Constituição da República Portuguesa.

A luta dos enfermeiros foi assim uma “chapada de luva branca” ao Ministro da Saúde e restante governo, mostrando que os enfermeiros não vão baixar a guarda na sua luta pela defesa de melhores condições de trabalho e pela defesa do SNS que o governo PSD/CDS insiste em procurar degradar.

A comprová-lo está já a greve marcada pelo SEP para o Centro Hospital do Médio Tejo para os dias 24, 25 e 26 de Novembro e que promete ter enorme adesão pois os enfermeiros no distrito de Santarém já deram recentemente grandes provas da sua determinação e confiança que é possivel ter um SNS universal e de qualidade e simultaneamente ter salários justos e um horário de trabalho digno que não coloque em causa a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes.

 

 

Deixar uma resposta