Grupo Hospitalar do Ribatejo: Mais um passo para a degradação do SNS

cruz

Recentemente foi apresentada, pelo Secretário de Estado da Saúde a um conjunto de autarcas do Médio Tejo, a proposta de criação de um denominado “Grupo Hospitalar do Ribatejo”.

Segundo esta proposta, o Grupo Hospitalar do Ribatejo agrupa o Hospital Distrital de Santarém e o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) através dos Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas.

Esta, e como todas as propostas vindas do governo PSD/CDS, não é uma proposta inocente e muito menos visa melhorar as condições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a qualidade do serviço prestado aos utentes ou as condições de trabalho dos trabalhadores da saúde nas referidas unidades hospitalares.

Se dúvidas existam, basta recordar todos os cortes orçamentais na saúde que o actual governo fez, a reestruturação do CHMT em 2012 que para mais nada não serviu do que para piorar as condições de trabalho dos trabalhadores da saúde, prejudicando assim o atendimento aos utentes, criando o caos que por diversas vezes se vive nas urgências hospitalares por falta de meios humanos e materiais.

Recordar, ainda, que em 2014 foi aprovada a portaria 82 que previa o encerramento de várias valências de saúde no distrito de Santarém.

Surge assim a intenção do Ministério da Saúde de criação de um Grupo Hospitalar do Ribatejo, como um passo para o cumprimento da portaria 82. Primeiro cria-se apenas um único grupo hospitalar no distrito e depois encerra-se serviços por uma questão economicista.

A União dos Sindicatos do Distrito de Santarém alerta os trabalhadores do Hospital Distrital de Santarém e do Centro Hospitalar do Médio Tejo, que a criação do Grupo Hospitalar do Ribatejo pode colocar em causa os seus direitos e as suas condições de trabalho.

Alerta ainda os utentes para esta realidade que à semelhança de toda a política do governo PSD/CDS não trará nada de bom ao Serviço Nacional de Saúde e aos utentes.

Entende por isso que a exigência da revogação da portaria 82 e a interrupção imediata de qualquer acção em torno da criação do Grupo Hospitalar do Ribatejo deve ser a reivindicação de todos os que defendem o SNS.

Nesse sentido a USS/CGTP-IN apela aos trabalhadores da Saúde no distrito de Santarém, independentemente da sua profissão ou local de trabalho, para que participem na vigília convocada pelo MUSP para o dia 26 de Junho, pelas 19h, na Praça da República em Torres Novas.

É altura de defender o SNS. É altura de defender os direitos de quem trabalha. É altura de impedir a continuação da degradação do SNS.

Deixar uma resposta