Modelo Continente Hipermercados condenada a pagar milhares de euros a trabalhadores

índice

A empresa Modelo Continente- Unidade de Distribuição de Carnes em Santarém foi, na passada sexta- feira 29 de Setembro, condenada pela ACT a pagar aos trabalhadores dessa fábrica mais de 226 mil euros por não estar a cumprir com o pagamento de diuturnidades previstas pelo Contrato Colectivo aplicável ao sector.

A somar a esse valor e por instrução da ACT a empresa terá ainda que pagar perto de 45 mil euros de coima por não cumprir com as suas obrigações para com os trabalhadores e 115 mil euros à Segurança Social referentes às comparticipações devidas e resultantes do pagamento de diuturnidades agora apuradas como estando em falta.

Esta condenação da Modelo Continente pela ACT surge na sequência do pedido de intervenção realizado pelo SINTAB, que fez tudo ao seu alcance para que os responsáveis da empresa cumprissem com os direitos dos trabalhadores previstos na lei.

Paralelamente a esta condenação e sobre a mesma questão, está a decorrer no Tribunal de Trabalho de Santarém um julgamento em que duas dirigentes sindicais do SINTAB reclamam o pagamento de diuturnidades em falta.

Embora os dois processos sejam autónomos, o SINTAB e a USS/CGTP-IN entendem que esta decisão da ACT deve ser tida em conta pelo Tribunal de Trabalho de Santarém e considera que a mesma é um bom sinal para um desfecho favorável para os trabalhadores.

O SINTAB e a USS/CGTP-IN deixam ainda uma mensagem de confiança a todos os trabalhadores, especialmente aos associados do Sindicato, em como mais tarde ou mais cedo haverá de ser feita justiça e a Modelo Continente Hipermercados terá que pagar aos trabalhadores tudo o que lhe deve.

Consideram ainda que este é mais um exemplo em como vale a pena lutar, pois quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre!

Apelam por isso aos trabalhadores do sector que no dia 4 de Outubro não desperdicem o seu voto, e que aproveitem as eleições legislativas para votar de forma a defender os seus direitos e a derrotar a política que dá força a algum patronato para que durante tanto tempo se escape a cumprir com as suas obrigações e a desrespeitar quem trabalha.

Um comentário

1. paulocolaco2003 diz: