75 mil assinaturas pelo fim da caducidade dos contratos colectivos

2017-01-12 16.46.30

Hoje ao final da tarde a CGTP-IN entregou na Assembleia da República a petição que exige a revogação da norma do código do trabalho que prevê a caducidade dos contractos colectivos de trabalho.Uma petição que contou com mais de 75 mil assinaturas, sendo que destas mais de 2000 foram recolhidas em empresas e locais de trabalho no distrito de Santarém.

A dimensão que assumiu a subscrição da petição revela o reconhecimento dos trabalhadores sobre o papel nefasto que a norma, em referência, teve para a contratação colectiva.

Recentemente o Ministro do Trabalho (o mesmo que implementou as normas do código do trabalho em 2009) reconheceu que a caducidade da contratação colectiva veio a prejudicar a negociação colectiva. No entanto sugeriu que a caducidade fosse apenas suspensa por 18 meses.

Medida que a CGTP-IN considera insuficiente pois apenas atrasa a resolução do problema, voltando o patronato a poder daqui a 18 meses  invocar a caducidade da contratação colectiva e a boicotar a negociação da mesma.

A petição foi entregue por centenas de dirigentes e delegados sindicais, entre os quais 20 de Santarém, em representação dos milhares de trabalhadores que a assinaram e foi recebida pelo Sr. Presidente da Assembleia da República.

Petição entregue, aguarda-se o debate parlamentar. A USS/CGTP-IN defende que os deputados devem votar de acordo com a vontade do povo e dos trabalhadores e essa vontade foi expressa pela petição.

Deixar uma resposta