Grande adesão à Greve nos Hospitais em Santarém

15715587_770x433_acf_cropped_770x433_acf_cropped_770x433_acf_cropped_770x433_acf_cropped

Realizou-se ontem a greve dos trabalhadores em funções públicas no sector da saúde. A adesão no distrito de Santarém foi entre os 75% e os 100%, tendo vários serviços se mantido abertos exclusivamente por serviços mínimos.

Os trabalhadores em funções públicas são para todos os efeitos funcionários públicos mas com um vinculo contratual diferente e que os leva a serem sobejamente discriminados em relação a outros colegas.

A greve agora registada surge pelo facto não serem dadas respostas aos problemas destes trabalhadores e como forma de dar expressão às suas reivindicações:

  • Pela contratação de trabalhadores;
  • Pela regularização da situação dos trabalhadores com contrata de trabalho precário;
  • Pela criação da carreira de Tecnico Auxiliar de Saúde;
  • Pelo cumprimento ao direito do Abono de Falhas, entre outros.

Um grande adesão no distrito de Santarém onde se pode destacar:

  • Hospital de Tomar: Trabalhadores Administrativo e A.Operacionais em CIT’s – 85. Vários serviços encerrados (Bloco operatório e Esterilização)  e outros a funcionar sendo assegurados os mínimos;
  • Hospital de Torres Novas: Adesão de 70% com vários serviços encerrados e outros a ser assegurados os mínimos;
  • Hospital de Abrantes: Adesão de 85% com vários serviços encerrados (Consulta externa, Raio X). Internamentos, Bloco, Medicinas, Admissão de doentes e outros serviços com adesão de 100%;
  • Hospital Distrital de Santarém: Adesão geral a 75%, estando vários serviços a 100% (Serv.Urgência -Medicina III – Aprovisionamento – Urgência pediatria).

A USS/CGTP-IN saúda o trabalhadores em funções públicas na saúde, a sua greve e o seu sindicato de classe (STFPSSRA). Apela a que não baixem os braços pois os tempos que se aproximam vão exigir uma intensificação da luta dos trabalhadores de forma a conseguir dar cumprimento às suas justas reivindicações.

 

 

Deixar uma resposta