Mulheres e Homens em Luta pela Igualdade

IMG_20190308_120121

Integrado na Semana da Igualdade da CGTP-IN a União dos Sindicatos de Santarém tem realizado ao longo da semana, juntamente com os seus Sindicatos, mais de 100 actividades alertando para a temática da “Igualdade no Trabalho”.

Entre as várias iniciativas realizou-se um debate em Alcanena, uma iniciativa pública de contacto com os trabalhadores e as populações, plenários, distribuição de comunicados, etc. Dia 13 de Março a USS/CGTP-IN irá, também, realizar um debate com o tema “Prostituição, uma forma de exploração” na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

Ao contrário do que pode parecer aos mais desatento a igualdade entre mulheres e homens, ainda, não é plena  em Portugal nesta segunda década do século XXI, bem pelo contrário no que concerne ao mundo do trabalhos as desigualdades e os desrespeito pelas mulheres tem aumentado.

Desigualdades que só servem para empobrecer mais os trabalhadores e trabalhadoras, para retirar qualidade de vida a quem trabalha e aos seus filhos e aumentar lucros de muitos patrões e accionistas de empresas que se escudam em concepções machistas para esse efeito.

Infelizmente não são poucos os casos de sonegação de direitos de parentalidade, de discriminação por estar ou pretender engravidar ou até mesmo no acesso a lugares de chefia ou a progressões na carreira.

Segundo dados da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego em 2016 as diferenças salariais entre homens e mulheres é de 17,5% em prejuízo destas, o que se traduz em me´dia a menos 157€ mensais ou a mais 58 dias de trabalho para ganhar o mesmo salário.

Por todos esses motivos a USS/CGTP-IN considera que é muito importante ser realizado este esclarecimento alargado para que homens e mulheres, unidos, lutem por melhores salário, melhores condições de trabalho e pela igualdade no emprego.

Deixar uma resposta