Arquivos de Informação

Concentração no Hotel Intercontinental Estoril  a luta dos trabalhadores da hotelaria vai continuar!

Na passada sexta-feira, dia 22 de Agosto, realizou-se uma nova concentração de trabalhadores, desta vez à porta do Hotel Intercontinental Estoril, unidade hoteleira associada à Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

O Sindicato de Hotelaria do Sul iniciou, em Junho, uma série de acções junto das principais unidades hoteleiras sócias ou integrantes dos órgãos sociais da associação patronal AHP. Muitas dessas concentrações têm decorrido no concelho de Cascais, local historicamente marcado por uma forte indústria hoteleira.

Em nome dos trabalhadores dos hotéis, o Sindicato exige à AHP a abertura de um processo negocial sério e justo, que permita finalmente a revisão do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) dos Hotéis Centro-Sul, bloqueado desde 2009. 

Esta revisão é essencial para a valorização dos salários, a melhoria das condições de trabalho e o reforço da qualidade de vida dos trabalhadores.

O ano de 2024 foi o melhor de sempre para as indústrias da hotelaria, restauração e turismo em Portugal, com todos os recordes de facturação e lucros ultrapassados. Contudo, apesar da robustez financeira do sector, os grupos hoteleiros continuam a insistir numa política de baixos salários, precariedade, desregulação da vida pessoal e familiar e de desrespeito pelos direitos consagrados no CCT dos Hotéis.

O Sindicato reafirma que as acções de luta vão continuar e intensificar-se nas próximas semanas, até que a associação patronal adopte uma postura verdadeiramente negocial.

A Direcção do Sindicato de Hotelaria do Sul

LUTA DOS TRABALHADORES DOS BARES DOS COMBOIOS

No terceiro dia de luta e greve — o segundo com um pré-aviso de greve específico para a empresa —, 3 de maio (sábado), os trabalhadores estiveram em piquete de greve e concentrados em Santa Apolónia. A adesão foi novamente quase total (100% no Porto e 95% a nível geral). Com a unidade demonstrada nos três dias de luta, os trabalhadores dão um forte sinal à empresa de que não estão disponíveis para abdicar do seu Acordo de Empresa e dos direitos adquiridos ao longo de muitos anos. Fica a certeza de que, se a ITAU não rever a sua posição, a luta vai mesmo continuar! 

concentrações trabalhadores bares dos comboios

Os trabalhadores dos bares dos comboios em greve realizaram, esta sexta-feira, três concentrações públicas de protesto. Logo de manhã, estiveram na Estação de Santa Apolónia, para denunciar a sua situação junto dos utentes dos comboios de longo curso.

De seguida, dirigiram-se à sede da CP, onde entregaram uma moção aprovada pelos trabalhadores e exigiram a intervenção da empresa pública, no sentido de obrigar a ITAU a cumprir integralmente o Acordo de Empresa e os direitos adquiridos pelos trabalhadores.

Junto à sede da CP, receberam a solidariedade da CGTP-IN, representada pelo dirigente e membro da Comissão Executiva João Barreiros; do Partido Comunista Português, representado pelo deputado António Filipe; e do Bloco de Esquerda, representado pela deputada Mariana Mortágua.

Por fim, realizaram uma concentração na Secretaria de Estado da Mobilidade, onde entregaram a moção aprovada e foram recebidos pelo Gabinete da Secretária de Estado. Ficou o compromisso, por parte do Gabinete, de responder ao pedido de reunião solicitado pela FESAHT/Sindicatos, que continua sem resposta até ao momento. 

Origem e evolução da profissão e da actividade na hotelaria e turismo

Origem e evolução da profissão e da actividade na hotelaria e turismo

(horário, remuneração, estatuto social, organização de classe)

Por Américo Nunes Ler mais

Novo sítio do Sindicato

O sítio do sindicato abriu hoje com novo aspecto e funcionalidades.

Está integrado na plataforma de sítios para sindicatos da CGTP-IN o que permitirá aproveitar sinergias e uma melhor integração de conteúdos.