História

O Movimento Sindical Português por força da ditadura fascista que governou Portugal durante 48 anos, esteve sobre a alçada do corporativismo sindical, onde a ausência total das liberdades sindicais era a todos os níveis e onde a intromissão administrativa do poder político fascista era a prática corrente fazendo-se sentir repressivamente sobre os trabalhadores.
A revolução democrática nacional saída do 25 de Abril de 1974, veio alterar este caótico e desprezível estado de coisas, devolvendo aos trabalhadores o direito legítimo de se organizarem e dirigirem os seus sindicatos.
E foi assim que os trabalhadores das indústrias de Panificação e de Doçaria tomaram as direcções dos seus sindicatos, expulsaram as direcções sindicais “fantoches”, impostas pelo Governo fascista (nos sindicatos corporativos), nomearam Comissões Directivas Provisórias cujo objectivo foi de organizarem e realizarem eleições livres e democráticas onde os trabalhadores livremente elegessem os seus legítimos representantes.
Esta foi a primeira fase de um processo de reestruturação sindical que a revolução democrática nacional em curso no país veio impor.
E foi neste contexto revolucionário que os trabalhadores e as suas organizações sindicais sentiram necessidade de reforçarem a sua organização e unidade para melhor responderem às exigências que a situação imponha.
E foi com esta perspectiva que, as direcções dos Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria de Panificação de Leiria; Santarém; Lisboa; Setúbal; Alentejo e Algarve e do Sindicato do Pessoal da Indústria de Doçaria do Distrito de Lisboa decidiram unir esforços e vontades, criando um novo Sindicato.
Para o cumprimento deste objectivo, elaborou-se uma proposta de estatutos que submetida à discussão em centenas de plenários de trabalhadores nas empresas visou o esclarecimento e a mobilização dos mesmos e que culminou na realização de Assembleias Gerais de cada sindicato que decidiram pela fusão do seu sindicato, a participação na Comissão Dinamizadora e a consequente criação de um novo sindicato cuja assembleia constituinte se realizará em 21 de Janeiro de 1979.
Foram então realizadas as seguintes Assembleias Gerais:
Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação e Produtos Alimentares Afins do Distrito de Leiria – Assembleia Geral realizada em 27 de Novembro de 1977.
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Panificação e Produtos Alimentares Afins do Distrito de Santarém – Assembleia Geral realizada em 18 de Dezembro de 1977.

Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Panificação e Produtos Alimentares Afins do Distrito de Lisboa – Assembleia Geral realizada em 29 de Fevereiro de 1978.
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Panificação do Distrito de Setúbal ­Assembleia Geral realizada em 4 de Dezembro de 1977.
Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação e Produtos Alimentares Afins do Alentejo e Algarve – Assembleia Geral realizada em 22 de Janeiro de 1978.
Sindicato Nacional do Pessoal da Indústria de Doçaria do Distrito de Lisboa ­Assembleia Geral realizada em 12 de Novembro de 1978.
Foi com o culminar destas Assembleias Gerais que se realizou no Clube Atlético Campo de Ourique a Assembleia Constituinte em 21 de Janeiro de 1979, com o Lema – REFORÇAR A UNIDADE – CONSTRUIR O FUTURO, com a presença de 2.226 trabalhadores votando destes 2.209 = 99,23%. Nasceu assim o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Alimentares de Hidratos de Carbono do Sul.
Nesta Assembleia Constituinte foi ainda decidido:
Aprovar os estatutos do sindicato;
Eleger a Comissão Directiva provisória;
Filiar-se na Federação dos Sindicatos dos Indústrias de Panificação, Produtos Alimentares e Afins e na CGTP-IN – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional com a participação de 82,56% dos trabalhadores presentes na Assembleia.
Em 24 de Outubro de 1979, pela primeira vez e sob o lema “Unir e Ore:anizar os Trabalhadores – Por melhores condições de vida”, reuniu a Assembleia Eleitoral deste novo Sindicato, elegendo os seus corpos directivos para o triénio 1979/1982.
Como sempre foi entendido pela direcção deste sindicato, a reestruturação e organização sindical devem ser processos dinâmicos e evolutivos e nesse sentido criativo tendo sempre em vista a defesa da unidade e a concretização da luta em tomo dos direitos e interesses dos trabalhadores que representam.
E foi assim Que:
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Açucareira – em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 1980 – decidiram integrar-se no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Alimentares de Hidratos de Carbono do Sul.
Em 17 de Novembro de 1982 – reuniu a Assembleia Geral Extraordinária para alteração da sua denominação, passando a designar-se – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Alimentares de Hidratos de Carbono do Sul e Ilhas.
Em 1983 – O Sindicato dos Trabalhadores da Panificação, Moagens, Doçaria e Similares do Distrito do Funchal integram-se no Sindicato das Indústrias Alimentares de Hidratos de Carbono do Sul e Ilhas.

Em 18 de Outubro de 1993 a Assembleia Geral Extraordinária reuniu novamente para proceder a alterações estatutárias que visaram alterar o âmbito sectorial e a respectiva denominação do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Alimentares de Hidratos de Carbono do Sul e Ilhas para Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentacão do Sul e Tabacos.
Em 25 de Novembro de 1993, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Tabacos, reúne a Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a sua integração no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentacão do Sul e Tabacos.
As primeiras eleições para os Corpos Gerentes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentacão do Sul e Tabacos, realizam-se em 28 de Dezembro de 1993.
Sempre com a perspectiva do lema que deu inicio aos processos de reestruturação sindical havidos no sector da Alimentação – Reforçar a Unidade – Construir o Futuro e tendo em conta as alterações e reestruturações sectoriais registadas nestes últimos anos nos sectores da Agricultura, Bebidas, Alimentação e Tabacos, as direcções dos sindicatos:
- Sindicato Nacional dos Trabalhadores e Técnicos da Agricultura, Florestas e Pecuária
- Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Indústrias de Bebidas
- Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação do Sul e Tabacos
- Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Alimentares da Beira Interior
concluíram um processo de reestruturação sindical que nos dias 16 e 17 de Março de 2006, em Assembleias Gerais, deram ordem à criação de um novo sindicato designado: SINTAB – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal.
A constituição deste sindicato teve uma grande participação dos associados, realizando-se as primeiras eleições para os seus Corpos Gerentes em 29 e 30 de Junho de 2006.