Trabalhadores da Super Bock validam acordo – NOTA DE IMPRENSA

Os Trabalhadores da Super Bock Bebidas, reunidos hoje em plenário, validaram o principio de acordo apresentado pelos Sindicatos.

O acordo será agora assinado entre os Sindicatos e a empresa e prevê um aumento salarial de 2% com garantia mínima de 30€, 25 dias de férias, e ainda a diminuição do horário de trabalho com definição de tolerância de ponto no dia 31 de dezembro, à semelhança do que já acontece na véspera de natal.WhatsApp Image 2022-03-22 at 14.59.35 (1)

O processo de negociação desenrolou-se desde o início do ano, com várias reuniões entre as partes, e havia sido concluído com um princípio de acordo que os Sindicatos fizeram questão de apresentar aos Trabalhadores para validação.

Lembramos que este é um acordo conseguido num ano que sucede ao ano de 2021 onde, por falta de acordo, e após várias ações de luta dos Trabalhadores, a empresa aplicou, de forma unilateral, um aumento de 1,5%.

O acordo determina ainda que esses 1,5% referentes ao ano de 2021, sejam efetivamente projetados na tabela salarial prevista no IRCT.

No entender do SINTAB, este é um acordo que se volta a enquadrar a recuperação de poder de compra dos Trabalhadores por se voltar a posicionar no espírito de sobreposição à taxa de inflação do ano anterior, exigido pelos Trabalhadores e conseguido desde 2016.

Considera-se ainda, no entanto, não estarem totalmente repostos os direitos anteriormente consagrados em IRCT, particularmente o valor do trabalho suplementar e, acima de tudo, os créditos de descanso compensatório, perdidos pela altura, e a pretexto, da intervenção da troika.

ler em pdf