No âmbito da frustração nas negociações do Acordo Empresa os trabalhadores da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, SA em Vialonga, decidiram em plenário realizar uma greve no período de 6 a 12 de Maio, durante três turnos diários.
Após três rondas negociais com a Administração da empresa, onde os trabalhadores verificaram que as propostas apresentadas ficam muito aquém das suas reivindicações, e apesar da estrutura sindical continuar aberta ao dialogo com a empresa, houve a necessidade de prosseguir com esta luta em forma de demonstração de descontentamento e levar a empresa a apresentar uma proposta mais realista onde se verifique uma justa distribuição da riqueza.
Os trabalhadores vêm assim reclamar alterações em algumas matérias, nomeadamente;
- Aumentos salariais dignos e justos para todos os trabalhadores com a diminuição da desigualdade salarial entre trabalhadores, na ordem de 4% – 40€ mínimo e 1% de subsídio de turno
- Revisão das avaliações, promoções e categorias profissionais.
Como forma de reforço à sua posição, os trabalhadores vão concentrar-se em protesto frente à porta da empresa nos períodos de greve participados no pré-aviso de Greve.
Neste primeiro dia de Greve verificou-se na fábrica da Sagres uma adesão de 100%, com paragem total da fábrica e prevê-se os mesmos resultados para toda a semana.
SOCIEDADE CENTRAL CERVEJAS E BEBIDAS
CONCENTRAÇÕES DIARIAS DE 6 A 12 DE MAIO
(das 05h às 7h – das 08:30h às 10:30h – das 21h às 23h)
DIA 9/MAIO COM A PRESENÇA DE ARMÉNIO CARLOS ÀS 9H
(Estrada da Alfarrobeira – Vialonga)