A actual FESAHT, Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, com a sua já longa existência ao serviço dos trabalhadores do sector, surge com a fusão da FISABT – Federação dos Sindicatos de Alimentação, Bebidas e tabacos e da FESHOT – Federação dos Sindicatos de Hotelaria e Turismo de Portugal, a qual ocorreu por vontade dos trabalhadores dos respectivos sectores de actividade no ano de 1999, tendo o acto sido publicado no BTE nº 37, de 8/05/1999.
A FSIABT teve a sua constituição no ano de 1981 e a FESHOT no ano de 1977.
Os primeiros estatutos da FESAHT aprovados em Congresso realizado no ano de 2000, foram publicados no BTE nº 31 de 22/08/2000.
Os dirigentes sindicais e os trabalhadores destes sectores desde cedo reconheceram que a melhor forma de defenderem os seus direitos, aspirações e interesses, que são muito comuns, perante as constantes ofensivas do patronato e Governo vigentes, seria a constituição de uma grande Federação que desse respostas cabais, adequadas e em maior unidade aos problemas gerais e específicos.
A fusão da FESHOT com a FSIABT, dando origem à FESAHT e com posterior integração da agricultura foi um importante passo de avanço organizativo que ao longo dos anos tem revelado uma enorme mais valia na defesa, conquista e melhoria dos direitos dos trabalhadores contribuindo na igualdade para o alcance de uma sociedade mais justa, solidária e a dignificação do trabalho.
A FESAHT é uma organização sindical de classe, filiada na CGTP-IN e rege-se pelos princípios fundamentais: de liberdade, da unidade, da democracia, da independência, da solidariedade e do sindicalismo de massas.
Os trabalhadores do sector, estando filiados em um dos nove sindicatos que compõem a FESAHT em termos nacionais, garantem que estão melhor protegidos, mais seguros e com direitos.