Em 2018, a FEVICCOM/CGTP-IN – Federação dos Sindicatos da Cerâmica, Construção e Vidro enviou às associações patronais do sector dos MÁRMORES e GRANITOS, uma proposta de revisão dos Contratos Colectivos de Trabalho (CCT), reafirmando que deveria ser dada prioridade à negociação das matérias salariais e outras de natureza pecuniária, de forma a responder à redução do poder de compra sentida pelos trabalhadores do sector, face ao aumento crescente do custo de vida. Continuar a ler
Arquivo da Categoria: Notícias
50 EUROS – ACORDO DE AUMENTO SALARIAL NO SECTOR DOS MÁRMORES
TRABALHADORES DOS BARES DOS COMBOIOS ALFA PENDULAR E INTERCIDADES EM GREVE DIA 1 DE MARÇO
A Almeida & Cadima, Ld.ª, pertencente à LSG Group (Lufthansa) ganhou a concessão e explora o serviço de refeições dos comboios Alfa Pendular e Intercidades desde dezembro de 2018
Mal assumiu a concessão, a LSG pôs em causa direitos dos trabalhadores, designadamente deixou de pagar o trabalho em dia feriado conforme determina o Acordo de Empresa com 200%, deixou de pagar o trabalho suplementar, alterou as escalas perturbando a vida pessoal e familiar dos trabalhadores, reduziu o valor mensal pago no subsídio de alimentação, deixou de pagar o subsídio de alimentação nas férias, despediu trabalhadores precários, descontou faltas que antes eram pagas.
Os trabalhadores reagiram energicamente junto da empresa protestando e reclamando os direitos roubados, mas a empresa poucas situações regularizou.
Na última reunião de negociações, em lugar de assumir compromissos no sentido de repor todos os direitos dos trabalhadores e assegurar aumentos salariais justos, a LSG veio propor a desregulamentação dos horários, a criação de um banco de horas e a remissão para a lei geral do pagamento do trabalho em dia feriado e do subsídio noturno sabendo, como sabe, que pelo Código do Trabalho o patronato só é obrigado a pagar 50% nos feriados e não é obrigado a pagar subsídio noturno no turismo.
Face a esta posição radical da empresa, os trabalhadores responderam com um pré-aviso de greve para dia 1 de março, prevendo-se uma grande adesão.
Os trabalhadores reúnem pelas 9:30 horas à porta da estação de Campanhã, no Porto, para fazer o balanço da greve e anunciar novas formas de luta.
Alteração da morada funcionamento da União Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN
A USDE/CGTP-IN informa todos os associados dos sindicatos que compõem a Casa Sindical de Évora, bem como os trabalhadores que trabalham no distrito de Évora, que a partir do próximo dia 1 Março 2019, vamos funcionar provisoriamente, nas instalações do Sindicato dos Professores da Zona Sul, que sita, Av. Condes de Vilalva, n.º 257: 7000-744 em Évora.
Esta alteração na morada de funcionamento, prende-se com a concretização do projecto de construção em Évora da nova Casa Sindical da CGTP-IN, que garantirá melhores condições de trabalho para os funcionários sindicais, bem como melhor acolhimento e atendimento aos trabalhadores que ali se dirigiam, potenciando assim mais meios e força aos sindicatos para a intervenção sindical.
Fevereiro mês de luta para os trabalhadores do C.A da Fidelidade.
Hoje, trabalhadores do centro atendimento da Fidelidade em Évora realizaram a quarta greve neste mês Fevereiro e deslocaram-se a Lisboa onde organizaram um cordão humano pela baixa da cidade, em direcção ao Calhariz. Durante todo o percurso fizeram-se ouvir as suas reivindicações e as condições precárias em que trabalham.
Concentrados em protesto a porta da Fidelidade, os trabalhadores do C.A, contaram com a presença e solidariedade do secretário-geral da CGTP-IN Arménio Carlos, que acompanhou estes trabalhadores desde o início desta jornada de luta. Continuar a ler
28 Março Manifestação Jovens trabalhadores
No próximo dia 28 de Março a Interjovem assinala o dia nacional da juventude trabalhadora realizando uma manifestação em Lisboa.
A USDE está a organizar transportes para que todos os jovens trabalhadores com vinculo efictivo, precário ou desempregados e queiram participar o possam fazer e juntarem-se a outros jovens trabalhadores na concentração Rossio em Lisboa por volta das 15h. Continuar a ler
Novares manobra para desviar atenções da luta necessária
O novo director da fábrica da Novares (Key Plastics) em Vendas Novas aproveitou a presença na televisão pública para se procurar apresentar como salvador. Mas a fábrica não tem passado por dificuldades.
Numa nota de imprensa, o sindicato alertou que, com esta manobra, a empresa pretende desviar as atenções da necessária luta pelo aumento dos salários e, ao mesmo tempo, manter o medo e a repressão. Continuar a ler
HOTEL BETA PORTO CONTINUA A NÃO PAGAR OS SALÁRIOS PONTUALMENTE
O Hotel Beta Porto ainda não pagou a totalidade do salário de janeiro aos trabalhadores.
O hotel tem uma boa ocupação, como aliás as demais unidades hoteleiras do Porto.
A empresa continua a pagar o salário mensal às prestações, mantendo uma grande insegurança aos trabalhadores, que nunca sabem quando vão receber o salário e poder fazer face às suas despesas pessoais e familiares.
Esta prática da empresa torna a vida dos trabalhadores num autentico inferno e representa uma flagrante ilegalidade e falta de respeito pelos direitos mais elementares dos trabalhadores, como é o de receber pontualmente o salário.
Além disso, a empresa continua a não respeitar outros direitos dos trabalhadores, como o pagamento do trabalho em dia feriado com um acréscimo de 200%, conforme determina o contrato coletivo de trabalho.
A empresa também não pagou os retroativos da nova tabela salarial que foi publicada no Boletim do Trabalho e Emprego em junho, com efeitos a 1 de abril, pois a empresa só começou a pagar os novos salários em outubro.
Por outro lado, a ACT, que conhece a situação há meses, ainda não atuou na empresa, o que confirma as queixas sindicais de total abandono a que a ACT votou o setor, sendo, por isso, responsável pelo clima de impunidade geral existente.
Porto, 18 de fevereiro de 2019
Forte adesão à greve dos trabalhadores da Administração Pública no distrito de Portalegre
Numa tribuna pública realizada hoje, junto ao plátano no Rossio em Portalegre, os coordenadores dos sindicatos da Administração Pública, SPZS – Sindicato dos Professores da Zona Sul, STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, Empresas Concessionárias e Afins e STFPSSRA – Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas anunciaram os dados de adesão à greve no distrito de Portalegre recolhidos até então. No distrito de Portalegre foi visível o elevado nível de adesão à greve convocada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública da CGTP-IN.
Mais de 27 escolas sem actividade lectiva, com forte impacto na cidade de Portalegre onde estiveram fechados todos os estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário.
Centros de saúde encerrados como foi o caso do Centro de Saúde do Crato onde todos os trabalhadores da administração pública e enfermeiros aderiram à greve.
No sector da administração local em várias autarquias a adesão dos trabalhadores foi superior a 60%, designadamente no sector operacional, tendo conduzido à paralisação do serviço de transporte colectivo da cidade de Portalegre, da recolha de resíduos nos conselhos de Avis e Nisa, dos serviços de atendimento ao público em vários municípios, como Avis e Campo Maior e de piscinas e pavilhões como foi o caso do Município do Crato.
A adesão dos enfermeiros foi também significativa no distrito de Portalegre, superior a 60%.
O descontentamento dos trabalhadores da administração pública no sector da saúde foi visível na significativa adesão a esta greve nos hospitais do distrito.
A União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA/CGTP-IN) condena os bloqueios verificados ao exercício do direito constitucional à greve, que se verificam nos casos de substituição de trabalhadores efectivos em greve por outros a esgotar desemprego, com contratos de emprego e inserção, no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor e na recolha de resíduos no Município de Crato.
A USNA saúda os trabalhadores da administração pública que estiveram hoje em greve na nossa região, em luta por melhores salários e condições de trabalho, por uma aposentação justa, pela contratação de mais trabalhadores, contra a precariedade, pela recuperação e valorização das suas carreiras.
Todos somos parte desta luta, pela dignificação dos serviços públicos.
23 DE FEVEREIRO – Encontro dos Trabalhadores das Pedreiras – 17h – Albarróis
O STCCMCS-Sindicato dos Trabalhadores da Cerâmica, Construção, Mármores e Cortiças do Sul, vai realizar um ENCONTRO DE TRABALHADORES DAS PEDREIRAS no próximo dia 23 de Fevereiro pelas 17h no Centro de Convívio de ALBARRÓIS.
Esta importante iniciativa tem como principal objectivo o esclarecimento e debate sobre as seguintes matérias:
-O acesso à reforma antecipada no sector;
-Ponto de situação das negociações salariais para 2019;
-As condições de trabalho nas pedreiras.
APELAMOS À PARTICIPAÇÃO DE TODOS!
Follow




