Arquivos de 5 de Maio de 2025

LUTA DOS TRABALHADORES DOS BARES DOS COMBOIOS

No terceiro dia de luta e greve — o segundo com um pré-aviso de greve específico para a empresa —, 3 de maio (sábado), os trabalhadores estiveram em piquete de greve e concentrados em Santa Apolónia. A adesão foi novamente quase total (100% no Porto e 95% a nível geral). Com a unidade demonstrada nos três dias de luta, os trabalhadores dão um forte sinal à empresa de que não estão disponíveis para abdicar do seu Acordo de Empresa e dos direitos adquiridos ao longo de muitos anos. Fica a certeza de que, se a ITAU não rever a sua posição, a luta vai mesmo continuar! 

concentrações trabalhadores bares dos comboios

Os trabalhadores dos bares dos comboios em greve realizaram, esta sexta-feira, três concentrações públicas de protesto. Logo de manhã, estiveram na Estação de Santa Apolónia, para denunciar a sua situação junto dos utentes dos comboios de longo curso.

De seguida, dirigiram-se à sede da CP, onde entregaram uma moção aprovada pelos trabalhadores e exigiram a intervenção da empresa pública, no sentido de obrigar a ITAU a cumprir integralmente o Acordo de Empresa e os direitos adquiridos pelos trabalhadores.

Junto à sede da CP, receberam a solidariedade da CGTP-IN, representada pelo dirigente e membro da Comissão Executiva João Barreiros; do Partido Comunista Português, representado pelo deputado António Filipe; e do Bloco de Esquerda, representado pela deputada Mariana Mortágua.

Por fim, realizaram uma concentração na Secretaria de Estado da Mobilidade, onde entregaram a moção aprovada e foram recebidos pelo Gabinete da Secretária de Estado. Ficou o compromisso, por parte do Gabinete, de responder ao pedido de reunião solicitado pela FESAHT/Sindicatos, que continua sem resposta até ao momento.