No passado dia 09 de dezembro de 2025, o Sindicato de Hotelaria do Sul realizou uma concentração junto à entrada do refeitório da Fábrica da Tabaqueira, concessionado à EUREST, para denunciar graves situações que atentam contra os direitos, a dignidade e a liberdade sindical dos trabalhadores deste refeitório. Foram realizadas intervenções para expor a situação e distribuÃdo um comunicado aos trabalhadores da fábrica da Tabaqueira.
Estão em causa práticas como a polivalência forçada dos trabalhadores, transferências abusivas sem o cumprimento das regras previstas no Código do Trabalho e no Contrato Colectivo das Cantinas, processos disciplinares a dirigentes e delegados sindicais da unidade, intimidação e pressões sobre trabalhadores sindicalizados, bem como atitudes hostis contra trabalhadores que participam em plenários legalmente marcados pelo Sindicato.
Perante o clima de intimidação vivido nesta unidade, o Sindicato de Hotelaria do Sul solicitou, em 27 de outubro de 2025, e novamente no próprio dia 09 de dezembro, uma reunião ao Conselho de Administração da Tabaqueira, enquanto entidade concedente e responsável máxima pelo funcionamento do refeitório, exigindo a sua intervenção para garantir o cumprimento da lei e o respeito pelos direitos dos trabalhadores.
O Sindicato exige a intervenção urgente da Tabaqueira e das entidades competentes e reafirma o seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores.
✊ A luta continua!



