DIRECÇÃO REGIONAL DA USNA ANALISA A SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES DO DISTRITO DE PORTALEGRE

usna/cgtp-in

A Direcção Regional da USNA/cgtp-in reunida em Portalegre analisou a situação social e politica vivida na região em particular:

A precariedade existente e a necessidade de garantir trabalho com direitos como instrumento privilegiado para travar o despovoamento;´

A DR constatou que a precariedade atinge hoje todos os sectores de actividade do público e do privado e aprovou um conjunto de iniciativas que integradas no Roteiro contra a Precariedade levará a discussão, a denúncia e a luta a todo o distrito.

A defesa do emprego e das empresas no Norte Alentejano.

A DR constatou com grande preocupação a situação vivida na Valnor, S.A. e os impactos já conhecidos na vida dos seus trabalhadores e nas autarquias dos distritos abrangidos pelos seus serviços.

Constata-se que após a integração da empresa no Grupo EGF se assistiu à degradação abrupta do serviço prestado e das condições de trabalho que resultaram na passagem de uma empresa lucrativa a uma empresa que acumula prejuízos. De uma empresa que era um exemplo de gestão com preocupações ambientais e sociais e geradora de lucros numa empresa que acumula prejuízos, negligencia as preocupações ambientais, estimula o conflito com os seus trabalhadores e quer impor aos municípios abrangidos custos totalmente desproporcionados face ao trabalho que presta.

Na opinião da Direcção Regional este é o exemplo perfeito do que significa para os trabalhadores e as populações a entrega das empresas públicas à voragem dos privados.

É uma situação que importa combater com firmeza pelo que decidiu o seu apoio solidário aos autarcas que se têm vindo a opor aos preços exorbitantes apresentados pela empresa e aos trabalhadores e ao seu sindicato representativo o STAL exortando-os a intensificarem a luta em defesa do emprego, dos direitos de quem trabalha.

A Direcção Regional da USNA/cgtp-in analisou ainda a forma como decorreu a acção desenvolvida durante a manhã, no Mercado de Portalegre, visando dar a conhecer o AMALENTEJO e a recolha de assinaturas para a Petição Cidadã para a criação da Comunidade Regional do Alentejo e definiu novas acções, com os mesmos objectivos em diferentes locais do distrito.