Uniões de Sindicatos de Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal organizam um Roteiro para assinalar os 60 anos da conquista das 8h de trabalho pelos trabalhadores do campo do Alentejo e do Ribatejo

cartaz final (1)

Há 60 anos, os trabalhadores do campo do Alentejo e Ribatejo protagonizaram uma jornada de luta que envolveu mais de 100 mil trabalhadores, em greves históricas, que decorreram em mais de ⅓ do território nacional.

Esta luta pelo direito a ter tempo para viver é, ainda hoje, uma das mais centrais e actuais de todos os trabalhadores.

Em vários locais de trabalho, em diferentes sectores, desde a Indústria à Agricultura, passando pelos serviços, hotelaria e turismo, os trabalhadores vivem diariamente, uma ofensiva que tem como objectivo desregular os horários de trabalho, prolongar as suas jornadas, roubando-lhes tempo de vida, de convívio familiar e de emancipação social. A estas ofensivas, os trabalhadores, com o apoio dos sindicatos de classe da CGTP-IN, têm respondido com organização, unidade, resistência e luta, tal como há 60 anos atrás.

É esta necessidade, de continuar a resistir ao ataque aos horários de trabalho, que levaram as Uniões de Sindicatos dos distritos de Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal a organizar um Roteiro para assinalar os 60 anos da conquista das 8h de trabalho pelos trabalhadores do campo do Alentejo e do Ribatejo.

Este Roteiro consistirá em plenários, jornadas de contacto e tribunas públicas, em locais de trabalho onde os trabalhadores estão a desenvolver processos de denúncia, resistência e luta contra a alteração, desregulação e prolongamento das suas jornadas de trabalho, através de instrumentos como o banco de horas e outros.

Este Roteiro tem início esta quinta-feira, dia 6/10, no distrito de Santarém, onde os Sindicatos vão desenvolver acções nas empresas Renova (Torres Novas), Panpor (Rio Maior) e Monliz (Alpiarça), organizando ainda uma tribuna pública na cidade de Santarém, no Largo Cândido dos Reis; passará pelo distrito de Portalegre na quinta-feira seguinte, dia 13/10, onde os Sindicatos vão organizar acções nas empresas SNEF (Elvas), Hotel S. João de Deus (Elvas) e Hutchinson (Campo Maior), terminando com uma tribuna pública em Ponte de Sôr; pelo distrito de Évora no dia 20/10; pelo distrito de Setúbal (litoral Alentejano), no dia 27/10; e no dia 26/10, no distrito de Beja, o Roteiro contará com a participação da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.