Vitória na Renoldy pelo direito à Greve

RENOLDY

No passado dia 27 de Junho de 2013, dia de Greve Geral, a gerência da Renoldy em Alpiarça, tomou a decisão de substituir os trabalhadores em greve.

Tal atitude para além de consubstanciar crime é uma grave violação dos mais elementares direitos democráticos conquistados com a Revolução de Abril que este ano comemora os seus 40 anos.

Pelo que foi afirmado anteriormente e por esta situação prejudicar aqueles que decidiram abdicar de um dia do seu salário ao fazerem greve para que seja possível um Portugal melhor, a USS/CGTP-IN avançou com uma denúncia à ACT e solicitou que actuasse em conformidade.

Como resultado da intervenção da ACT, a gerência da Renoldy foi autuada e o processo foi enviado para o Ministério Público. Foi ainda advertida a gerência para que facultasse formação profissional aos trabalhadores e para que convertesse um contrato a termo para vinculo efectivo.

A USS/CGTP-IN considera antes demais que esta decisão da ACT deve servir como advertência para a gerência da Renoldy e que tenha como efeito que essa gerência em greves futuras que pondere o seu comportamento, mas considera também e sobretudo que esta é uma vitória dos trabalhadores da Renoldy na defesa de direitos seus tão elementares como o direito à Greve e por isso saúda os trabalhadores da Renoldy.

Por fim, apela a USS/CGTP-IN aos trabalhadores da Renoldy que também eles voltem a ser exemplo e que no dia  1 de Fevereiro, dia nacional de luta, participem na manifestação promovida pela CGTP-In contra a politica de exploração e empobrecimento e que vai ocorrer na cidade de Santarém a partir das 15h.

Este é mais um exemplo de que quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre!

 

Deixar uma resposta