Arquivos de Acção Sindical

União dos Sindicatos do Distrito de Santarém comemora os 40 anos do 25 de Abril

imagem cartaz 25 abril

A Revolução do 25 de Abril de 1974 é conquista maior do povo português.

Revolução que não se esgotou numa mera alternância do poder político, mas que abriu as portas ao povo português para que este conquista-se um largo conjunto de direitos sociais, laborais e civilizacionais. Ler mais

1de Fevereiro. Grande dia Nacional de luta em Santarém!!

SAM_0018

Camaradas e amigos!!

Nas ultimas semanas temos sido “bombardeados” diariamente com noticias da suposta recuperação económica do país… mentiras e mais mentiras, tal como quando diziam em vésperas de eleições que não aumentariam os impostos… Ler mais

Dia Nacional de luta! 1 FEVEREIRO

1 fevereiro

A CGTP marcou para 1 de fevereiro um Dia Nacional de  Luta, que incluirá manifestações e concentrações em todos os distritos  do país, em protesto contra as políticas económicas e sociais do  Governo.

A União dos sindicatos de Santarém tem uma iniciativa marcada para esse dia nesse ambito…

Ler mais

16 a 20 de Dezembro – Semana de luta de indignação e protesto!!

17

Como  bem sabem, a ofensiva do governo PSD/ CDS e da Troika contra o Portugal de Abril não encontra precedentes em todos os 39 anos de democracia em Portugal.

O Orçamento aprovado na Assembleia da República no dia 26 de Novembro não corresponde às necessidades do país (bem pelo contrário) nem à vontade dos trabalhadores portugueses. A comprová-lo estão as grandes manifestações organizadas pela CGTP-IN e por diversas Comissões de Utentes, nesse mesmo dia, e que claramente chumbaram nas ruas as opções políticas do governo e da maioria na Assembleia da República.

Orçamento aprovado, entendemos no entanto que a luta não acabou e que devemos continuar a defender “milímetro a milímetro” as conquistas da Abril, nomeadamente também os serviços públicos que são um dos garantes da igualdade em democracia.

Assim a CGTP-IN convocou uma semana de luta de indignação e protesto, entre os dias 16 e 20 de Dezembro de 2013.

Nesta semana pretende-se que por todo o país se faça ouvir o desagrado dos trabalhadores e doutras camadas da população em relação ao Orçamento e ao aumento do empobrecimento porque Portugal está a passar.

O ponto alto da semana de luta será a Vigília em frente ao Palácio de Belém a realizar no dia 19 de Dezembro após as 19h e que terá como objectivo exigir ao Sr. Presidente da República que cumpra com as suas obrigações e envie o Orçamento para o Tribunal Constitucional de forma a que este execute uma revisão preventiva do mesmo.

No distrito de Santarém, a USS/CGTP-IN irá realizar um cordão humano na cidade de Torres Novas, no próximo dia 17 de Dezembro, a ter inicio às 17.30h no Largo do Mercado (Avenida 8 de Julho) e a terminará no final da Rua Alexandre Herculano.

Vitória dos trabalhadores no Modelo Continente!!

continente4225

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) instaurou um auto de notícia à empresa Modelo Continente Hipermercados (ex-Carnes Continente), em Santarém, por violação do estabelecido no Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) em vigor para o sector, após dois anos de luta dos trabalhadores e do seu sindicato, pelo pagamento das diuturnidades.  A empresa será obrigada a pagar aos 385 trabalhadores o valor referente às diuturnidades vencidas em 2011 e 2012.

 

Fonte – SINTAB

Sábado, 6 de Julho todos a Belém.

GetAttachment
A Greve Geral já está a fazer efeito!
Pela primeira vez desde o 25 de Abril um Governo com maioria absoluta e apenas eleito há 2 anos está prestes a cair.

Esta situação demonstra que não existem governos invenciveis nem inevitabilidades, bem pelo contrário a luta dos trabalhadores é capaz de derrubar qualquer governo que vá contra os interesses do povo.

Ler mais

O roubo do feriado de 30 de Maio!!

Hoje, dia 30 de Maio é o dia em que os trabalhadores portugueses viram o primeiro de quatro feriados a serem-lhes roubado. O feriado religioso - Corpo de Deus.

O roubo dos quatro feriados acrecido do roubo de três dias de férias significa que os trabalhadores portugueses irão trabalhar mais sete dias(uma semana) sem que estes sejam remunerados.

Ler mais

Todos a Belém- Autocarros a partir do distrito de Santarém

25MAIO2013cartaz

Também no distrito de Santarém está em curso uma grande mobilização para concentração de 25 de Maio de 2013 em frente ao Palácio de Belém com o objectivo de exigir ao Sr. Presidente Presidente da República que faça cumprir a Constituição e que demita o governo.

A União dos Sindicatos de Santarém e os diversos Sindicatos estão a organizar transportes para que todos os que queiram participar nessa acção de luta o possam fazer.

Para todos os que queiram participar na concentração em Belém e que necessitem ou entendam que se devem deslocar nos autocarros da USS/CGTP-IN e que a abaixo indicamos os horários, devem realizar a sua inscrição através do  números 917827752 e 243309670.

 

Autocarro de Abrantes:

7h45m- Mouriscas, 7h55m- Rotunda Alfarrarede, 8h- Rossio ao Sul do Tejo, 8h10m-S. Miguel Rio Torto, 8h20m- Tramagal, 8h45-Chamusca, 8h55m- Vale de Cavalos, 9h15- Almeirim, 9h30- Santarém e 9h45m- Cartaxo.

O autocarro terá este horário com o objectivo de proporcionar uma visita à exposição do Centenário de Álvaro Cunhal. Centenário cujo às comemorações a CGTP-IN e a USS/CGTP-IN se associaram.

 

Autocarro de Alpiarça:

Alpiarça-13h, Almeirim- 13h05m, Benfica do Ribatejo- 13h15m, Muge- 13h25m e Salvaterra de Magos- 13h35m.

 

Autocarro Benavente:

Benavente- 13h45m, Samora Correia- 14h e Porto Alto-14h05m.

 

Autocarro de Torres Novas:

Torres Novas- 13h e Alcanena- 13h15m.

 

Autocarro de Santarém:

Pernes- 12h, Vale Figueira- 12h15m, Alcanhões- 12h20m, Santarém- 12h20m e Cartaxo 13h.

 

Autocarro de Ourém:

Ourém- 12h30m, Tomar- 13h e Entroncamento- 13h20m.

 

Autocarro Coruche:

Santa Justa- 12h50m,  Couço- 13h e Coruche- 13h50m.

 

Dia 25 de Maio todos a Belém!