Reestruturação Hospitalar é para combater

index

Como é do conhecimento público, no passado dia 10 de Abril o Secretário de Estado da Saúde emitiu a portaria 82/2014. Portaria que redefine critérios para a classificação de hospitais e centros hospitalares.

Em coerência com a linha de destruição de serviços públicos, o actual governo PSD/CDS emitiu a Portaria 82 que, essencialmente traduz-se numa redução na oferta dos serviços de saúde, abrindo a porta a despedimentos e a redução de postos de trabalho, assim como a uma redução das condições de trabalho dos profissionais na área da saúde e consequentemente à degradação do serviço Nacional de saúde, conquista civilizacional do 25 de Abril.

Caso a portaria 82 não seja revogada, o distrito de Santarém à semelhança de outros distritos do interior vai ser fortemente afectado.

Na prática a reclassificação do Hospital Distrital de Santarém (HDS) e do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) como unidades hospitalares inseridas no “Grupo 1” levará pelo menos ao encerramento no HDS das especialidades de Cirurgia plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Urologia, Obstetrícia, Imaginologia, Anatomia Patológica e do serviço de Higiene e Segurança no Trabalho e no CHMT pelo menos das especialidades Neotologia, Urologia, Cuidados Paliativos, Cirurgia Plástica e Obstetricia.

Perante tal ataque ao Serviço Nacional de Saúde, aos trabalhadores de ambas unidades hospitalares e às populações do distrito, a União dos Sindicatos do Distrito de Santarém (USS/CGTP-IN) não irá ficar imóvel e vai desenvolver tudo o que estiver ao seu alcance para combater a Portaria 82 e para conseguir a sua revogação.

Para que esse objectivo seja conseguido, entendemos que é necessário o esforço de todos desde os profissionais aos utentes e por isso mesmo a USS/CGTP-IN está já a realizar contactos com os Sindicatos do sector da saúde e com as Comissões de Utentes para que seja criado um amplo movimento de contestação e luta contra a Portaria 82 e a reestruturação hospital no distrito de Santarém.

Os trabalhadores do Hospital Distrital de Santarém e do Centro Hospitalar do Médio Tejo podem contar com a USS/CGTP-IN na defesa do seu emprego e das suas condições de trabalho. As populações e os utentes podem contar connosco para defender o Serviço Nacional de Saúde e a sua qualidade e universalidade.

Apelamos a todos, Sindicatos, trabalhadores, populações, utentes e representantes das populações que, mantenham-se atentos e que se solidarizem com acções a desenvolver pois ainda é possível derrotar a reestruturação hospitalar no distrito de Santarém evitando a degradação do Serviço Nacional de Saúde que o governo PSD/CDS insiste em promover.

A reestruturação hospitalar no distrito de Santarém é para combater.

Deixar uma resposta