Trabalhadores da Câmara de Salvaterra “fazem espera” ao Executivo Municipal

IMG_0212

No passado dia 24 de Julho foi assinado  pelo Sindicato das Autarquias Locais (STAL) e a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (CMS) o acordo que prevê a aplicação do horário das 35 horas aos trabalhadores daquela autarquia.

No entanto e passados mais de 2 meses da assinatura do protocolo, a CMS que assinou livremente o mesmo, nada ainda fez para que o mesmo fosse colocado em prática.

Esse foi o motivo que levou o STAL a convocar para esta manhã de 1 de Outubro, um plenário de trabalhadores da CMS, de forma que os mesmos pudessem expressar a sua opinião sobre o incumprimento do acordo por parte da autarquia e decidir formas de luta com o objectivo de desbloquear a situação.

No referido plenário, onde estiveram presentes 99,9% do sector operário da CMS, os trabalhadores decidiram sair em protesto até à sede da CMS onde realizariam uma concentração em espera do Executivo Municipal para que este por sua vez, explicasse claramente o porquê do incumprimento do acordo até à data.

Tendo sido essa a decisão do plenário, os trabalhadores deslocaram-se pelas 8.30h em desfile até à sede da CMS onde aprovaram uma resolução para entregar ao Presidente da Câmara e onde tal como haviam decidido em plenário, persistiram no protesto até à chegada do Presidente da Câmara Municipal onde levaram as suas pretensões acabo.

Interrogado pela manifestação sobre o facto da CMS ser a única Câmara Municipal do sul do Distrito de Santarém que não está a aplicar as 35 horas de trabalho, o Sr. Presidente escusou-se a explicações e limitou-se a refugiar-se num recorte de jornal que como é sabido não tem valor de lei.

Foi então entregue ao Executivo a moção aprovada e que salienta o facto de os trabalhadores daquela autarquia estarem a trabalhar mais 5 horas semanais que outros trabalhadores de autarquias vizinhas.

Horas essas que na prática representam 5 horas de trabalho gratuito por semana de trabalho.

No final da acção ficaram previstas mais acções públicas de luta, a desenvolver num futuro próximo, caso a autarquia não cumpra o acordado com o STAL e os trabalhadores da autarquia.

Abaixo a resolução aprovada e entregue.

http://issuu.com/ruialdeano/docs/141001_resolucao_salvaterra/0

Deixar uma resposta